No dia 14 de janeiro de 1995, o Flamengo anunciava a contratação do melhor jogador do mundo: Romário. O atacante campeão do mundo pela Seleção e vencedor da Bola de Ouro decidiu deixar o Barcelona para voltar ao Brasil e vestir o Manto Sagrado. No dia que o momento histórico completa 30 anos, o ex-camisa 11 rubro-negro concedeu entrevista e se emocionou ao lembrar
"Hoje é um dia especial na minha vida, 30 anos que voltei para o futebol brasileiro, para o Flamengo. Cleber, Michel, Plínio obrigado por terem me trazido. Passei aqui um momento do caralh* (voz embargada). Passei aqui um tempo maneiro do caralh*, estou até... (começa a chorar)", disse no Charla Podcast.
➕ Jovem volante, Evertton Araújo revela idolatria por Gerson
O Mengão gastou 4,5 milhões de dólares mais tributos (25%) para fazer a contratação. Valor que, corrigido pelo índice IPCA, corresponde a R$ 25 milhões de reais. Um valor irreal para contratações de jogadores no futebol atual, ainda mais se tratando do atual melhor jogador do mundo. Como comparação, a multa para tirar Vini Jr do Real Madrid é de 1 bilhão de euros (RS 6,22 bilhões).
Romário ficou quatro anos vestindo o Manto Sagrado, entre 1995 e 1999, e disputou 240 partidas. Os 204 gols (0,85 p/j) marcados fazem dele o quinto maior artilheiro da história do clube. Ainda que a expectativa de grandes títulos não tenha se confirmado por combinação de fatores negativos do clube na época, alguns deles que envolveram o atacante, Romário foi bicampeão Carioca (1996 e 1999), venceu a Copa dos Campeões Mundiais (1997) e a Copa Mercosul (1999). Veja o momento que Romário se emociona, a partir de 1h57'35".
Flamengo vence Boca Juniors e garante liderança antecipada na fase de grupos da BCLA #BoletimMB #Flamengo pic.twitter.com/qFLCVBIzhT
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) January 14, 2025