“Romantismo espanhol”? Técnico da Espanha copia pedido de Paulo Sousa no Flamengo

23/03/2022, 12:37
paulo sousa flamengo

Polêmica no início da temporada, o telão pedido por Paulo Sousa no Flamengo voltou à tona. Mas, dessa vez, é no Velho Continente. O técnico Luís Henrique, da seleção espanhola, pediu a instalação do mesmo aparelho na Ciudad del Fútbol de Las Rozas, centro de treinamento da equipe.

Assim como Paulo Sousa, o treinador espanhol pediu o telão no CT para corrigir erros no treinamento em tempo real. Além disso, o equipamento também serve para mostrar vídeos aos jogadores. No entanto, o pioneiro nessa tecnologia foi José Mourinho. O Special One trouxe a inovação aos treinos da Roma com uma tela gigante no Centro de Treinamento.

Embora seja utilizado por grandes treinadores, o telão recebeu críticas no Brasil. Alguns comentaristas não aprovaram o pedido de Paulo Sousa. Entre eles, está o ex-jogador Cicinho que criticou o pedido do técnico português. Contudo, a justificativa foi no mínimo curiosa.

“O cara chega e já pede um telão. (Isso é normal) na Europa. Para nós que jogamos futebol, sabemos que preleção é chato para caramba e no Brasil cada vez mais diminui. Agora, imagina no treinamento, o cara ficar mostrando. Isso vai despencar”, disse.

A preocupação com um legado no Flamengo

Diferentemente do que houve com Jorge Jesus, a comissão de Paulo Sousa se mostra bastante preocupada em deixar um legado no clube. Embora a diretoria tenha ‘entregue as chaves do CT’ para o português, há uma troca de ideias com os profissionais do Rubro-Negro. Lluís Sala comentou com a FlaTV sobre esse compartilhamento de experiência com pessoas do Ninho do Urubu.

“Tanto Antonio (Gómez) como eu, gostamos de compartilhar as coisas que fazemos aonde vamos. Então não tem sentido usarmos esse material sem depois ensinar as pessoas que estão trabalhando aqui no dia a dia com os jogadores. Porque hoje somos nós, mas amanhã podem ser eles que estão aqui, ou outra comissão”, ressaltou o preparador.

Leia mais: Pode isso? Grávida agride marido por tentar homenagear ídolos do Flamengo

A nova comissão trouxe o WIMU, um aplicativo de GPS para um monitoramento mais amplo dos dados simultâneos da academia e do campo de treinamento, e o TGM, um aparelho que auxilia na avaliação do potencial de contração muscular, para o Flamengo. Além disso, Paulo Sousa já instalou um telão à beira do gramado para correções táticas. No entanto, as novidades não param por aí. Quando questionado se pediria mais equipamentos para o clube, Lluís Sala não descartou a chegada de novas tecnologias.

“Nós pretendemos trazer tudo que usamos anteriormente e que precisamos para trabalhar aqui. Então, nós pensamos que um clube do mais alto nível precisa ter todos os dispositivos do mais alto nível. Essas tecnologias são novas aqui no Brasil, mas há muito tempo estão usando elas. É muito importante ter esse material conosco para fazer o melhor para os jogadores e o clube”, completou o catalão.


Partilha
José Mário Ferraz
Autor

Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro