Roger Guedes é o substituto ideal de Gabigol?

11/12/2024, 12:51
Atualizado: 11/12/2024
Roger Guedes possivel substituto de Gabigol no Flamengo

Roger Guedes é a bola da vez no Flamengo. O atacante ex-Corinthians seria o primeiro nome da nova diretoria rubro-negra, que vê o jogador como um nome ideal para suprir a saída de Gabigol e o período sem Pedro, lesionado.

Já é sabido que o Flamengo iria ao mercado por um centroavante e que tinha características bem definidas. Sendo alguém que seja um goleador na ausência de Pedro e que quando o camisa 9 retornasse, pudessem atuar lado a lado.

➕ Arboleda foi oferecido ao Flamengo, diz portal

Olhando friamente, Roger Guedes tem tais características. Homem gol no Corinthians, surgiu como um "falso 9" e ao longo da carreira já desempenhou papel até de ponta.

A versatilidade atrelada ao faro de gols pode de fato pode ser exatamente o que o Flamengo procura. Mas usando Gabigol como régua, Roger Guedes tem o necessário para ser o novo comandante do ataque rubro-negro?

Roger Guedes x Gabigol

A começar pelas estatísticas, enquanto Gabigol vem de duas temporadas bem abaixo do que podia apresentar, Roger Guedes brilhou no Corinthians e manteve a ótima fase no Catar.

Em 2023, Gabigol anotou 20 gols em 58 jogos disputados. Já em 2024 foi reserva em grande parte da temporada, balançando as redes apenas oito vezes.

Já Roger Guedes, só pelo Corinthians em 2023, onde atuou até agosto, fez 22 gols. Em 2024, fez 23 gols em 26 partidas.

Roger Guedes pode ser descrito como um atacante mais associativo do que Gabigol, ou seja, procura aparecer mais para participar da construção, sendo menos goleador do que o Predestinado.

Prova disso é que Gabigol acerta em média 8,6 passes por jogo (89% de precisão), segundo o 'Sofascore'. Enquanto Guedes tenta muito mais passes, sujeito também a menos precisão, sendo 27,7 passes certos por partida (81% de precisão).

Nos seus melhores momentos, Gabigol também buscava jogo e criava espaço para outros jogadores infiltrarem, mas ainda assim tem mais presença de área do que Roger Guedes.

No entanto, nos últimos anos Gabigol tem sido colocado mais como um centroavante de fato, preso no ataque e apostando menos nas suas famosas infiltrações e situações em que se colocava frente a frente com o marcador para partir rumo ao gol.

Roger Guedes mostra sua versatilidade atuando em várias posições ainda hoje. Na atual temporada, segundo dados do 'Transfermarkt', o jogador atuou como centroavante, segundo atacante, nas duas pontas e até mesmo em uma partida como meia.

Assim, enquanto Gabigol é um jogador que pode se virar mais "sozinho" no ataque, Guedes precisa da aproximação dos companheiros e do apoio de pontas ou meias para fazer seu jogo fluir melhor, o que somado com a presença de Pedro posteriormente, poderia fazer seu futebol crescer ainda mais do que sozinho no ataque.


Compartilhe