Rodrigo Caio é o 13° zagueiro contratado pelo Fla, em seis anos; veja a lista

30/12/2018, 20:50
Atualizado: 01/11/2023

Desde o início da gestão Eduardo Bandeira de Mello, que se iniciou em 2013, o Flamengo busca acertar em cheio em um nome para zagueiro. Doze nomes foram contratados, porém apenas o de Chicão (campeão da Copa do Brasil), marcou sua passagem com um título importante.

Wallace fazia dupla de zaga com Chicão na conquista do título nacional, porém, nunca caiu nas graças dos torcedores. E agora, a diretoria comandada pelo novo presidente Rodolfo Landim, começa sua gestão anunciando um novo defensor: Rodrigo Caio.

Wallace

Anunciado no dia 18 de janeiro de 2013, Wallace chegou no Flamengo cercado de muita desconfiança. O atleta não era utilizado no Corinthians e tinha rescindido o contrato com o clube paulista. Com pouca verba em caixa, o rubro-negro apostou no jogador. O zagueiro teve um início difícil, mas terminou o ano em alta com o título da Copa do Brasil.

Mas os próximos três anos foram complicados para Wallace no Fla. Com as críticas da torcida, o jogador pediu a rescisão de seu contrato no dia 13 de maio de 2016, e não deixou saudades.

Chicão

Chicão chegou ao Flamengo no mesmo ano de Wallace. O experiente zagueiro foi anunciado no dia 3 de agosto de 2013, para dar uma sustentação que a zaga rubro-negra precisava, e deu certo.

O jogador foi importantíssimo na conquista da Copa do Brasil com sua liderança e segurança que transmitia para seus companheiros. Nos últimos anos, foi o zagueiro contratado pelo Flamengo que mais deu certo. No dia 4 de dezembro de 2014, o atleta deixou o clube da Gávea.

Erazo

O equatoriano chegou ao Flamengo no dia 14 de janeiro de 2014. Conhecido como ”El Elegante”, o zagueiro jamais caiu nas graças da torcida rubro-negra e ficou marcado por duas péssimas atuações em clássicos.

Em sua estreia, Erazo comandou a zaga do Fla na derrota por 3 x 0 contra o Fluminense. O jogador foi responsável direto em dois gols do tricolor, feitos por Walter. E na grande final do Estadual do ano, o atleta fez um pênalti bobo em Pedro Ken (que atuava no Vasco). O lance resultou no gol do meia Douglas, no entanto, o Flamengo no ultimo lance foi campeão com o gol de Márcio Araújo. Em janeiro de 2015, o equatoriano deixou o rubro-negro.

Marcelo

Brigando para não cair no Brasileiro de 2014, o Flamengo anunciou a contratação do zagueiro Marcelo, que vinha do Volta Redonda. Após a chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo, o jogador ganhou a vaga no time titular e ajudou o rubro-negro a fugir do Z-4. Porém em 2015 seu nível de atuação caiu, e o atleta acertou com a Chapecoense.

Marcelo esteve no acidente trágico com a equipe de Chapecó em 2016, e acabou lamentavelmente falecendo na queda do avião.

Bressan

Pedido de Vanderlei Luxemburgo, a chegada de Bressan foi polêmica no Flamengo. A negociação envolvia o zagueiro, junto com Pará, totalmente de graça para o clube da Gávea. Mas, o Grêmio (clube que tinha os direitos econômicos dos atletas) iria ser perdoado pela dívida que o clube tinha com o rubro-negro (pela venda de Rodrigo Mendes). A torcida do Flamengo não gostou da negociação, e Bressan nunca se firmou.

No mesmo ano de sua chegada, o zagueiro pediu para voltar ao clube gaúcho.

César Martins

Contratado junto ao Benfica em meados de 2015, César Martins chegou ao Flamengo com status de titular. A expectativa era de que o zagueiro formasse dupla de zaga com Samir, porém a aposta nunca se firmou.

Após o rubro-negro sofrer muitos gols de bolas paradas, o zagueiro foi para o banco de reservas, e em 2016 recuperou a vaga entre os onze, até se lesionar. Quando voltou de lesão, não havia mais tempo. O rubro-negro não renovou seu contrato, e César voltou ao futebol português.

Antônio Carlos

Atualmente no Palmeiras, poucas pessoas lembram de que Antônio Carlos chegou a ser contratado pelo Flamengo em 2016. O zagueiro, vindo do Avaí, chegava para compor elenco, mas não agradou nenhum treinador que passou pelo clube da Gávea na época. O jogador só atuou em um amistoso – derrota para o Santa Cruz por 3 a 0, no Arruda.

Juan

Em janeiro de 2016, o Flamengo anunciava a volta do ídolo Juan, que estava no Internacional. O zagueiro até iniciou a temporada como titular e jogando bem, mas teve uma lesão na partida contra a Chapecoense, em Volta Redonda, no Campeonato Brasileiro.

A partir deste momento, Juan ficou de fora da equipe até a reta final de 2017. Com a chegada de Rueda, o jogador terminou o ano muito bem, mas em 2018 teve uma nova lesão que o tirou do restante de toda a temporada.

O Flamengo renovou o contrato com Juan até abril de 2019, onde o ídolo fará um jogo de despedida. Mas em sua volta ao rubro-negro, o atleta acabou conquistando só um estadual.

Rafael Vaz

Vindo do Vasco da Gama, Rafael Vaz era aposta do ex-diretor executivo Rodrigo Caetano. Anunciado no dia 8 de junho, o zagueiro chegou cercado de desconfiança pela torcida. Mas em 2016 conseguiu render um bom futebol, e terminou o ano como titular da equipe.

Em 2017 as falhas ficaram recorrentes, e o clima ficou insustentável para o zagueiro no Fla. No final da temporada, o rubro-negro emprestou o jogador à Universidad de Chile. Outro que não deixou saudades.

Réver

O ex-capitão Réver chegou ao Flamengo junto com Rafael Vaz. Igual seu companheiro, teve um ótimo 2016, fazendo com que o rubro-negro tivesse a melhor defesa do Brasileirão.

Mas, em 2017 seu nível de atuação caiu de uma forma muito grande. O zagueiro conviveu com algumas lesões, e quando atuava, sempre era lento na recomposição defensiva.

Na temporada de 2018, Réver lesionou o ombro no empate contra o Vasco em 1 a 1. No período que ficou fora, o Flamengo disparou na liderança com Léo Duarte e Thuler formando a dupla defensiva. Na volta no pós-Copa, o jogador voltou a equipe titular, e coincidentemente o rendimento do rubro-negro no Brasileirão caiu.

Réver irá atuar em 2019 no Atlético-MG.

Donatti

Outro atleta contratado em 2016, Alejandro Donatti nunca se firmou no Flamengo. O zagueiro argentino veio do Rosário Central, cercado de muita badalação por seu desempenho na Libertadores da época.

Em sua estreia, Donatti escorregou na área, ocasionando um gol do Figueirense no duelo de mata-mata da Sul-americana. Desde então, ficou marcado pelo erro.

Em 2017 o argentino atuou em algumas partidas do Estadual, e até foi titular em um jogo da Libertadores, porém as lesões também o atrapalharam na busca por uma sequência. Na metade da temporada, o rubro-negro vendeu o zagueiro ao Racing, da Argentina.

Rhodolfo

Único zagueiro contratado nas temporadas 2017-2018, Rhodolfo chegava ao Flamengo após uma boa passagem pelo Besikitas, da Turquia.

O jogador agradou os turcos, porém o número de lesões foi o grande diferencial por uma liberação ao clube rubro-negro.

Apostando no poder de recuperar o atleta, o Fla apostava que Rhodolfo teria uma estabilidade no futebol brasileiro, mas o defensor voltou a conviver com seus antigos problemas e não conseguiu ter uma boa sequência no clube da Gávea.

Apesar disso, o atleta conta com o apoio de Abel e faz parte dos planos do Flamengo para 2019.

Rodrigo Caio, e a tentativa por um tiro certo

Anunciado na noite do último sábado, o zagueiro Rodrigo Caio é a esperança do Flamengo para que o clube volte a trilhar a linha dos títulos.

Com 25 anos de idade e rápido na recomposição, o jogador tem características que se encaixam com o jovem Léo Duarte, e a expectativa para que a dupla dê certo no Fla, é grande.


*Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Flamengo/Divulgação


Compartilhe
Yago Martins
Autor
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...