O zagueiro Rodrigo Caio, que deixou o Flamengo no final de 2023, pode voltar a jogar na próxima rodada do Brasileirão. O atleta assinou com o Grêmio e apareceu no BID da CBF nesta segunda (17). Com isso, ele está legalizado para atuar pelo tricolor. Se jogar contra o Fortaleza, nesta quarta (19), o defensor voltará a campo após seis meses longe do futebol. O último jogo aconteceu em 3 de dezembro de 2023, contra o Cuiabá, no Maracanã.
Com a carreira marcada por sérios problemas físicos, Rodrigo Caio não conseguiu ter uma sequência de jogos nos últimos anos. Pelo Flamengo, foram apenas 13 partidas em 2023, com 644 minutos jogando. Em 2022, o zagueiro jogou um pouco mais pelo Fla. Foram apenas 12 jogos, mas 829 minutos atuando. Em 2021, o defensor atuou em 33 partidas, sempre como titular.
➕Matheus Gonçalves volta para Sub-20 e jogará Fla x Flu
Em 2020, Rodrigo Caio entrou em campo em 32 jogos pelo Flamengo. A temporada de 2019 foi atípica na carreira do zagueiro, que atuou em 60 jogos, conquistando o Campeonato Carioca, o Brasileirão e a Copa Libertadores. Desde então, não conseguiu repetir a assiduidade em campo. No total, foram 11 conquistas pelo Fla.
Joelhos prejudicaram carreira de Rodrigo Caio
Desde as divisões de base, Rodrigo Caio sofreu com problemas físicos. Ele foi revelado pelo São Paulo e apontado como um dos melhores zagueiros surgidos no futebol brasileiro em décadas. Ainda na base, passou por operação na patela do joelho. Uma transferência para o Barcelona, em 2018, foi desfeita após exames mostrarem problemas.
No Flamengo, Rodrigo Caio passou por um grande drama. Entre as temporadas de 2021 e 2022, o defensor passou por mais uma cirurgia no joelho. Durante a recuperação, ele teve um quadro de infecção e precisou passar por tratamento intensivo para deter a bactéria que chegou a ameaçar a articulação. Em entrevista, já em 2024, Rodrigo afirmou que chegou a temer que pudesse perder a perna direita.