Rodrigo Caetano: Fla contratará pouco e gastará pouco para aproveitar mais a base
[slider]O diretor de futebol Rodrigo Caetano esteve presente na inauguração do Ninho do Urubu e falou sobre o planejamento para a próxima temporada. Ele confirmou a tendência de renovar com o volante Márcio Araújo e revelou que o Flamengo já negocia extensões de contrato com o volante Willian Arão, cujo vínculo atual vai até o fim de 2018, e o goleiro Alex Muralha, cujo acordo com o clube expira em dezembro de 2019. Caetano praticamente descartou a possibilidade de trazer o atacante Vitinho e disse que o Flamengo só investirá valores altos na aquisição de jogadores caso possa postergar o pagamento para 2018. Ele também disse que o clube tem intenção de usar mais os jogadores da base e por isso buscará poucas peças no mercado- no máximo quatro. Veja os principais textos da entrevista.
Possibilidade de emprestar atletas à Chapecoense
Já falei com o presidente, com o Mancini. Mas existe algo no regulamento geral das competições, uma limitação de número de atletas emprestados para uma mesma agremiação. A situação na qual a Chapecoense se encontra, eu acho que isso devia ser revisto nesse caso, porque senão a dificuldade vai ser enorme, senão eles vão ter que montar o time só com jogadores que eles adquiriram ou que sejam de base ou que estejam livres, isso é muito difícil. O número de empréstimos é limitado a cinco por divisão. Por isso que não é fácil, por mais que o Flamengo queira emprestrar três, quatro atletas. Mas e aí? E os outros tantos clubes que oferecem? Mas a gente se colocou à disposição deles sim.
Rumores sobre negociação com Conca
Em respeito a nomes, é algo que a gente não comenta possibilidades, eu tenho uma responsabilidade muito grande principalmente quanto a gerar falsas expectativas nos torcedores, não dá para ser assim. Isso eu deixo para os boatos, as especulações. Em momento nenhum se pensou em fazer (anúncio de reforços na) inauguração. Hoje, futebol é muito profissional, você tem uma responsabilidade muito grande, principalmente com a informação. Nossa ideia é buscar até quatro peças, já comentamos algumas possibilidades, mas citar nomes em vias de contratação a gente não vai fazer, somente no momento que tivermos isso sacramentado.
Chance de trazer um "novo Diego"
A possibilidade do Diego, do Paolo Guerrero, de jogadores assim, eles vieram livres. O Flamengo não tem essa condiçao que por aí se diz de chegar e adquirir determinado jogador e pagar pelo vínculo. Eu cito esses dois casos, que todo mundo diz que são jogadores caros, mas que vieram livres. Então você não negocia com o clube, você negocia diretamente com eles e seus representantes. Isso viabilizou. É óbvio que o Flamengo, nesse mesmo modelo, vai estar atento sempre. Bons nomes, bons jogadores, mas que tenham essa oportunidade de negociação. Porque aí vem o que o Flamengo hoje consegue oferecer: credibilidade, cumprir suas obrigações e ter um fluxo de pagamento que cumpre. Agora, volto a dizer, gerar falsa expectativa no torcedor jamais, isso aí não é meu papel e não farei jamais.
Fernandinho
A princípio ele retorna ao Grêmio. Ele tem vínculo, o Grêmio fez um investimento grande. O agente dele sabe as condições do Flamengo para que ele permaneça. Não é fácil, mas é o que existe. Se porventura tiver a possibilidade de mantermos ele na situação atual, ok. Mas o contrário, fazer uma opção de aquisição, fica inviável.
Situação de Sheik e Chiquinho
Indefinida ainda. A gente já vem conversando há algum tempo, e assim que a gente tiver uma definição a gente vai comunicar. Em ambos os casos. A gente está avaliando e nos próximos dias a gente terá uma definição, a qual será primeiro comunicada aos atletas e aos seus representantes.
Expectativa de orçamento para 2017
Nos foi passada a mesma coisa, aumentando pouca coisa o percentual dentro do orçamento pro futebol, mas com algumas situações já comprometidas relacionadas ao que nós assumimos em 2016, atletas que a gente trouxe com pagamento previsto para 2017. Se tivermos a oportunidade de estabelecer esse mesmo tipo de relação para compromissos em 2018 assim o faremos, caso contrário nós temos que seguir rigorosamente o que está estabelecido no orçamento, até para não perdermos o que já foi conquistado no Flamengo que é a credibilidade no mercado.
Maior aproveitamento da base em 2017
Esses que aqui estavam no elenco a ideia é que eles permaneçam e permaneçam em condição de atuar mais. Você falou que a torcida tem expectativa de que eles joguem? Nós também. E que a torcida tenha a paciência necessária para entender que eles são jovens, formados dentro do clube, se prepararam para isso, mas que têm que ter um período de afirmação ainda. E que para que eles tenham espaço o torcedor também compreenda que cada vez menos o Flamengo tem que modificar o seu elenco a cada final de ano. Cada vez menos nós temos que sair no mercado buscando cinco, seis, sete peças, porque isso inviabiliza esse aproveitamento dos atletas, são duas coisas que são excludentes. Hoje nós temos uma base de elenco montada, com a expectativa de dar mais oportunidade pra molecada, e por isso que a gente fala em poucas peças.
Reaproveitamento de atletas emprestados
Cada um desses casos a gente está avaliando individualmente. A gente vai escolher o caminho para cada um deles. Se for permanência aqui, o que é pouco provável, porque a gente tem uma base montada, mas que eles deem seguimento aí, possam seguir emprestados para outros clubes e sendo monitorados pelo Flamengo. A gente vai trabalhar mais porque também depende do interesse, da vontade do atleta, da vontade do seu representante, é um entendimento que a gente deve ter. Hoje o clube não determina nem quando o jogador vai ser vendido nem para onde ele vai. Tem que haver o interesse do atleta e do seu representante, porque senão... Tivemos o exemplo aqui do Mugni que ficou esses meses aqui treinando conosco, apareceram inúmeros interessados e por opção dele acabou não indo. Espero que agora em janeiro todos possam ser encaixados.
Renovação de Márcio Araújo
Tem (possibilidade de anunciar renovação nos próximos dias). É possível. Márcio Araújo. Willian Arão. Alex Muralha. Para citar alguns.Esses jogadores quanto mais se aproximam do final do contrato, você acaba fazendo com que não venha a perdê-los. (Repórter pergunta: Até quando vai o contrato do Arão? 2018?) Era até 2018. A tendência é que a renovação do Márcio seja por um ano com opção por mais um de renovação automática. Essa é a tendência,
Vitinho
O nome do Vitinho nunca partiu de nenhum de nós. E ao ele não vir, parece que é um case de insucesso. Por isso vocês têm que entender que a gente não pode falar em nomes. O Vitinho pertence a um clube russo. Gastou 12 milhões de euros. Já emprestou dois anos seguidos. É a mesma coisa que se nós tivéssemos um jogador que nós investimos demais, nós íamos querer realizar, vendê-lo, né. O Flamengo não tem essa condição hoje (de pagar esse valor no passe de um jogador). E se tivesse você pode ter certeza que são números que seria uma insanidade praticar.