Rodrigo Caetano é demitido do Flamengo

29/03/2018, 17:38

Rodrigo Caetano não é mais o diretor executivo do Flamengo. A decisão foi tomada pelo vice-presidente de Futebol, Ricardo Lomba, e contou com o aval do presidente do clube, Eduardo Bandeira de Melo. O dirigente gaúcho chegou ao Flamengo em dezembro de 2014, após uma passagem pelo Vasco, com a promessa de elevar o profissionalismo e eficiência do departamento de futebol, que era comandado por Felipe Ximenez. Porém o desempenho do departamento de futebol sob sua direção ficou longe da eficácia prometida, foram três anos e quatro meses com um dos maiores orçamentos do futebol brasileiro tendo angariado no período apenas o Campeonato Carioca de 2017.

Caetano é o responsável pela contratação mais cara da história do Flamengo: Everton Ribeiro, por 22 milhões de reais junto ao Al Ahli, dos Emirados Árabes, em junho de 2017. Além do meia, Diego, Guerrero, Geuvânio, Rômulo, Cuéllar são todos contratações feitas pelo dirigente e que tornam o Flamengo segundo time brasileiro que mais investiu em contratações para seu futebol nos últimos 4 anos (perdendo apenas para o Palmeiras), além ter fechado 2017 com uma folha salarial de R$ 9 milhões, a quarta maior do país. Fora os jogadores que vieram da base, do elenco atual apenas Éverton Cardoso não foi contratado por Caetano, tendo chegado pelo segunda vez à Gávea em dezembro de 2013.

O ex-diretor executivo foi o responsável por gerenciar crises como:

  • A repentina saída de Muricy Ramalho, por ter sido acometido por uma arritmia cardíaca e a promoção de Zé Ricardo.
  • A contratação de Marcelo Cirino, que, seguindo o rumo atual, ainda demandará um pagamento de R$ 15 milhões à empresa Doyen.
  • A manutenção de Zé Ricardo como técnico do time após eliminação na primeira fase da Libertadores 2017.
  • A falta de goleiros confiáveis nesse mesmo ano, quando o Flamengo estava brigando nas fases finais na Copa do Brasil e na Sul-Americana, além de também estar na briga pela classificação à Libertadores no Campeonato Brasileiro.
  • E atualmente a falta de um lateral experiente e confiável no elenco do Flamengo.

Partilha