Rodada de hoje define 'número da bolinha' do Flamengo na Libertadores
Nesta quarta-feira (28), o Flamengo enfrenta o Aucas, às 21h30 (horário de Brasília), pela última rodada da fase de grupos da Libertadores, no Maracanã. E já de olho na sequência da competição continental, a rodada define o “número da bolinha” do Mengão no sorteio do chaveamento do mata-mata.
Cenários do Flamengo no Grupo A da Libertadores
O Flamengo chega para a última rodada em uma situação confortável, já que um empate garante a classificação. Neste momento, o Grupo A da Libertadores tem o Racing em primeiro lugar, com dez pontos e já classificado, seguido pelo Flamengo, com oito. Logo atrás está o Ñublense, com cinco, enquanto o Aucas é o lanterna com quatro pontos.
Leia mais: Sem De La Cruz, Flamengo corre por ‘parça’ de Wendel
Sendo assim, ainda há como o Flamengo avançar em primeiro ou até mesmo acabar com o terceiro lugar e “cair” para a Sul-Americana. Portanto, diante deste cenário, para o Rubro-Negro terminar na primeira posição é necessário que vença o Aucas e que o Racing perca para o Ñublense na Argentina.
O Racing pode perder a liderança até com um empate, mas desta forma, o Flamengo precisaria vencer por pelo menos dois gols de diferença.
Por outro lado, também existe um cenário onde o Flamengo é eliminado na fase de grupos. Para isso, o Aucas precisa vencer no Maracanã, o Ñublense bater o Racing em Avellaneda, e ainda tirar a diferença do saldo de gols. Hoje o Flamengo tem vantagem de cinco, além de ter marcado quatro a mais no total.
Flamengo na classificação geral
No sorteio das oitavas de final, as equipes são divididas em dois potes, e os primeiros colocados de cada grupo enfrentam os times que passaram em segundo. E para a sequência da competição, a colocação na fase de grupos interfere diretamente nos mandos de campo. Os primeiros colocados terão a vantagem de decidir em casa contra qualquer segundo, independente da pontuação.
Confira também: Flamengo na Libertadores: confira os cenários para a última rodada
Portanto, como está a situação do Flamengo na classificação geral? Caso vença o seu jogo mas não ultrapasse o Racing, o Rubro-Negro terá campanha melhor do que praticamente todos os segundos colocados, ficando atrás somente de Bolívar ou Palmeiras, que já estão com 12 pontos. Sendo assim, decidirá no Maracanã contra qualquer segundo, exceto os citados do Grupo C.
Por outro lado, caso avance na primeira posição com 11 pontos, o Flamengo só deve ficar acima do Fluminense, que avançou com 10. Bolívar ou Palmeiras (12), Olímpia (14) e Athletico (13) já estão confirmados em posição superior ao Mengão, e o grupo ainda pode ganhar o Boca Juniors, que pode ir a 13, Argentinos Jrs ou Del Valle, e Internacional ou Independiente Medellín.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.