RMP pede que Tite se inspire em Dorival para Flamengo 2024

25/12/2023, 20:00
RMP indica como Tite pode utilizar De La Cruz no Flamengo

A contratação de Nicolás de la Cruz, anunciada oficialmente no domingo (24), eleva ainda mais o nível do elenco do Flamengo. Mas, ao mesmo tempo, a chegada do uruguaio traz uma boa “dor de cabeça” para Tite. O treinador terá opções diversas para montar o meio-campo em 2024.

Para o jornalista Renato Maurício Prado, Tite precisa testar um losango no meio pelo menos uma vez. Essa formação fez sucesso com Dorival Júnior, técnico bicampeão com o Flamengo em 2022. RMP pede que Pulgar, Gerson, De La Cruz e Arrascaeta sejam os titulares no ano que vem.

Leia mais: Jornalista exalta De La Cruz e destaca poder do Flamengo no mercado

“O treinador tem a obrigação de ao menos testar um losango no setor, como fez Dorival Júnior com Thiago Maia na cabeça de área, Éverton Ribeiro e João Gomes, como volantes pelos lados, e Arrascaeta à frente. Agora, a formação que já ganha apoio nas redes sociais teria Pulgar, na cabeça de área, Gerson e De La Cruz como volantes pelos lados e Arrascaeta à frente”, explicou o jornalista em sua coluna no UOL.

No entanto, essa formação faria Tite abdicar de um ponta do ataque. No seu trabalho pelo Flamengo até aqui, Adenor já deixou claro como gosta de armar a sua equipe: com dois velocistas nas extremidades.

Renato Maurício Prado aposta que Luiz Araújo seria sacrificado caso Tite escolha aumentar o meio-campo do Mengão. O jornalista explica o porquê:

“A formação deste novo quadrado mágico implicaria na saída de um dos pontas, muito provavelmente, o da direita. Na esquerda, Cebolinha e Bruno Henrique se mostram superiores a Luiz Araújo. Em suma, o esquema passaria do 4-3-3, normalmente usado por Tite, para um 4-4-2, como o utilizado por Dorival na conquista dos dois últimos títulos importantes do Flamengo”, diz RMP.

RMP critica demora para contratação de lateral-direito

Depois de orientar Tite quanto a escalação ideal para 2024, RMP criticou a demora da diretoria no mercado da bola. Para o colunista do UOL, a lateral-direita precisa ser uma prioridade na janela.

“Com as possíveis chegadas de Léo Ortiz e Viña, o time tende a ficar muito forte. Inacreditável é que não se fale na contratação urgente de um lateral-direito, que segue sendo um calcanhar de Aquiles no Rubro-Negro”.

O Flamengo sofreu nesse setor durante a temporada. Wesley assumiu a posição com a saída de Rodinei, mas demonstrou irregularidade. Em seguida, Matheuzinho ganhou chances com Tite e pareceu ser a principal escolha do treinador para esse lado do campo. Varela foi o que menos recebeu oportunidades. O uruguaio entrou em campo apenas três vezes com o técnico.

A ineficiência do trio é tamanha, que todos os jogadores da lateral-direita do Flamengo são considerados negociáveis pela diretoria. O que deve dar mais retorno ao clube em uma possível venda é Wesley, que já recebe sondagens da Europa.

Nomes como Natanael, do rebaixado Coritiba, Gilberto, do Bahia, e Danilo, da Juventus, são especulados no Flamengo. Porém, o clube ainda não avançou por nenhum desses jogadores e pode começar 2024 com o mesmo problema na lateral.


Partilha