Chupeta relembra rivalidade entre Flamengo e Brasília no NBB

15/11/2023, 18:05
Flamengo campeão do primeiro NBB; Paulo Chupeta, técnico da conquista, falou sobre a rivalidade com o Brasília

Nesta quinta-feira (16), o Flamengo entra em quadra por mais uma rodada do Novo Basquete Brasil (NBB). E o jogo da vez é contra o Brasília, em uma das maiores rivalidades históricas da última década no cenário nacional. As duas equipes se enfrentam às 19h (horário de Brasília), no Maracanãzinho, e antes do duelo, um personagem que vivenciou de perto falou sobre os icônicos confrontos.

Técnico multicampeão com o Flamengo, Paulo Chupeta passou a sua visão sobre a rivalidade com o Brasília. O treinador esteve presente nas duas primeiras finais do Novo Basquete Brasil, e esteve em quadra nos históricos duelos entre Marcelinho Machado e Alex Garcia.

Leia mais: Temido? Apenas 1 clube parabenizou Flamengo

“O Brasília é um adversário que durante muitos anos foi o rival do Flamengo. Quando começou o NBB, a primeira final foi Flamengo e Brasília, na arena, que estava lotada. HSBC Arena, com 18 mil e tantos torcedores, que lotaram a avenida, parecia um mar rubro-negro, os carros todos com bandeiras…“, disse Chupeta, antes de completar.

“Então Flamengo e Brasília estavam sempre alternando os títulos, nós ganhamos o último CBB e o primeiro NBB, e logo depois vieram as últimas conquistas. O Flamengo foi se reforçando, numa crescente, enquanto o Brasília deu uma recuada, perdeu o patrocínio, e com isso fraquejou, dando lugar a outras equipes. Mas o Flamengo se manteve. De lá para cá a régua subiu, hoje a torcida cobra que o time esteja sempre no topo”, disse, em entrevista à FlaTV.

Flamengo e Brasília são os dois maiores vencedores do NBB

Hoje vivenciando um momento totalmente diferente, com o Flamengo ainda sendo uma grande potência, mas com o Brasília com um investimento reduzido, as duas equipes seguem como os dois maiores vencedores do NBB. Enquanto o Flamengo é soberano, com sete títulos, o Brasília vem atrás, com três conquistas.

E o duelo desta quinta-feira já foi final de NBB em duas ocasiões. Na primeira edição da história, o NBB 2008/2009, o Mais Querido, sob o comando de Chupeta, levou a melhor sobre o adversário por 3×2 na melhor de cinco jogos da final. No ano seguinte, no entanto, começaria a sequência do Brasília.

Na edição 2009/2010, o duelo se repetiu na final, mas com o Brasília vencendo por 3×2. Nas duas temporadas seguintes, o Flamengo sequer chegou à decisão, e o clube da Capital Federal emplacou o seu tricampeonato consecutivo.

A saída do patrocinador master do Brasília chega na temporada em que o Flamengo subiu de patamar. Com a base que se transformaria no melhor time de sua história, o Mengão venceu o NBB 2012/13, e na sequência emplacou um tetracampeonato consecutivo. O clube ainda venceria o NBB em 2018/19 e 2020/21.


Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.