Rival do Flamengo na Libertadores, Bolívar ameaça boicotar Campeonato Boliviano

29/04/2024, 18:22

O Bolívar se uniu a três outros clubes bolivianos em um movimento de desafio à Federação Boliviana de Futebol. O líder do grupo do Flamengo na Libertadores 2024 ameaça não participar do torneio clausura, espécie de segundo turno do campeonato nacional no país andino. O motivo do protesto que une Bolívar, Oriente Petroleiro, Blooming e Royal Pari são as denúncias contra o presidente da FBF, Fernando Costa.

Os presidentes dos quatro clubes enviaram carta aberta ao comitê executivo da FBF pedindo que Fernando Costa seja investigado e que a governança dos torneios organizados pela entidade seja garantida. Caso as exigências não sejam aceitas, os quatro clubes ameaçam não participar o torneio clausura, que inicia em 12 de maio. O campeão do clausura garante vaga para a Libertadores 2025.

Libertadores: Flamengo pode terminar em 1º caso Bolívar repita 2023

O presidente da FBF foi acusado pelo presidente da associação cruceña de futebol, Noel Montaño, de pagar árbitros para que haja manipulação de resultados. Em entrevista à rádio Só Futebol, Montaño disse que viu Costa pagar sete mil dólares a árbitros para manipularem dois jogos do campeonato boliviano. A carta aberta foi enviada também para os presidentes da Fifa e Conmebol.

Bolívar está fora do torneio apertura e joga apenas a Libertadores

O Bolívar vai ficar 13 dias sem jogar. O time de La Paz foi eliminado nas quartas de final do torneio apertura do Campeonato Boliviano. Com isso, até o fim do primeiro semestre, tem apenas a Copa Libertadores para disputar. Depois de vencer o Flamengo por 2 a 1, em casa, no dia 24 de abril, o Bolivar volta a campo apenas em 8 de maio, conra o Millonarios, em Bogotá.

Se não participar do torneio clausura do Campeonato Boliviano 2024, o Bolívar terá grande chance de ficar de fora da Copa Libertadores 2025. Isso porque a Bolívia garante duas das quatro vagas aos campeõs do apertura e do clausura. As outras duas vagas vão para os times de melhor campanha fora os campeões.


Partilha