Rival do Flamengo na Libertadores, Bolívar anuncia novo atacante
Adversário do Flamengo nas oitavas de final da Libertadores, o Bolívar está se reforçando no mercado de transferências. Nesta quinta-feira (18), a equipe de La Paz apresentou oficialmente o centroavante paraguaio Alfio Oviedo, que defendia o Cerro Porteño.
Aos 28 anos, Oviedo chega ao Bolívar para suprir a ausência do goleador Francisco da Costa, que foi vendido justamente ao Cerro Porteño. Sendo assim, ainda que em negócios independentes, os clubes basicamente trocaram de centroavantes.
➕ Barbieri avalia vindas de Paquetá e Claudinho ao Flamengo
Alfio Oviedo foi revelado pelo Rubio Ñú e fez sua carreira basicamente em clubes paraguaios. A única experiência fora de seu país foi durante empréstimo ao News Old Boys, da Argentina, entre 2018 e 2019. Ele era figura constante nas seleções de base do Paraguai, mas foi convocado para principal somente uma vez, em 2017.
A carreira feita em grandes times de seu país natal , principalmente Libertad e Cerro Porteño, faz com que Oviedo dispute a Libertadores com regularidade. Os clubes onde o atacante estava participaram de seis das últimas sete edições. A única que ele ficou de fora foi em 2021, quando estava no Guaraní.
No entanto, vale destacar confronto com Flamengo será apenas o terceiro do atleta em mata-mata. A primeira foi o jogo de ida das oitavas de final em 2019, quando o Libertad perdeu para o Grêmio por 2 a 0. Em seguida, já em 2020, ele entrou no fim de vitória da sua equipe sobre o Jorge Wilstermann nas oitavas e não foi acionado novamente na competição.
O novo reforço do Bolívar também nunca enfrentou o Flamengo na carreira e o fará pela primeira vez nas oitavas da Libertadores. Ele terá que enfrentar Maracanã certamente lotado de rubro-negros já na partida de ida do confronto. Partida será no dia 15 de agosto, às 21h30.
Flamengo decide oitavas da Libertadores na altitude
A expectativa de torcedores do Flamengo é que o clima no Maracanã atrapalhe o adversário e ajude o Mengão a conquistar boa vantagem. Isso porque o jogo de volta será nos 3.640 metros de altitude de La Paz, capital boliviana, e a campanha do Bolívar mostra como o local faz diferença.
O time venceu os três jogos em casa na fase de grupos e se classificou na primeira posição com 13 pontos. Um desses jogos foi justamente contra o Flamengo, quando o time boliviano venceu por 2 a 1. Já no Maracanã, o Mais Querido superou o rival por 4 a 0.
O ideal é que time repita placar elástico no primeiro jogo para ir em cenário mais confortável para jogar na altitude. O segundo e decisivo jogo das oitavas de final da Libertadores será no dia 22 de agosto.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.