Rivais na Copa do Brasil, Flamengo e São Paulo tem retrospecto equilibrado em mata-matas; veja

19/08/2022, 09:13
Flamengo e São Paulo disputam a semifinal da Copa do Brasil. Veja o retrospecto dos dois clubes em mata-matas

Na última quinta-feira (18), o Flamengo conheceu seu adversário na semifinal da Copa do Brasil. Após vencer a ida e empatar por 2 a 2 no jogo da volta, o São Paulo eliminou o América-MG em partida eletrizante. Com isso, os dois gigantes do futebol brasileiro duelam a partir da próxima semana por vaga na grande final.

O confronto entre Flamengo e São Paulo será decidido nas próximas duas semanas. As datas e os mandos de campo serão confirmados nesta sexta (19), às 11h, em sorteio na sede da CBF. Quem passar para a final enfrenta o vencedor de Corinthians x Fluminense.

Leia mais: Tudo sobre a Copa do Brasil e as últimas notícias do Flamengo

Apesar do Flamengo ter levado vantagem e vencido os últimos quatro jogos contra o São Paulo, o retrospecto entre os dois clubes mostra bastante equilíbrio. Nas últimas 10 partidas, o Mengão venceu quatro, perdeu quatro e houveram dois empates.

E no histórico de confrontos em eliminatórias de mata-matas, Flamengo e São Paulo também estão empatados. Até hoje, foram seis encontros, com três classificações para cada lado. O Mundo Rubro Negro mostra cada um desses embates. Confira:

Flamengo e São Paulo em mata-matas

1993 – Quartas da Libertadores: São Paulo

Em 1993, o Flamengo enfrentou o São Paulo nas quartas da Libertadores. O time paulista era o atual campeão da Libertadores e do Mundo. No primeiro jogo no Maracanã, empate por 1 a 1, gol rubro-negro marcado por Nélio. Na volta, o Mengão não conseguiu segurar no Morumbi e perdeu por 2 a 0. Posteriormente, o time paulista seria o campeão da edição.

1993 – Final da Supercopa Libertadores: São Paulo

Mas ainda em 93, Flamengo e São Paulo disputaram mais um mata-mata, dessa vez a final da Supercopa da Libertadores, torneio que juntava campeões da América. E a decisão foi eletrizante. No Maracanã, empate por 2 a 2, com dois gols de Marquinhos para o Mengão. Na volta, no Morumbi, outro empate pelo mesmo placar, com mais um gol de Marquinhos e um de Renato Gaúcho.

A decisão então foi para os pênaltis, e o time paulista se sagrou campeão após Marcelinho Carioca desperdiçar a única cobrança pelo lado do Flamengo.

1996 – Final da Copa Ouro Conmebol: Flamengo

A Copa Ouro Conmebol era mais um torneio que a entidade realizava na década de 90, reunindo campeões de torneios sul-americanos. Portanto, na final da Copa Ouro de 96, Flamengo e São Paulo ficaram frente a frente mais uma vez. Mas dessa vez o final feliz ficou para o Rubro-Negro.

Com três gols de Sávio, o Mais Querido venceu por 3 a 1 e levantou o troféu.

1997 – Semifinal do Rio-SP: Flamengo

Em mais um duelo nos anos 90, Flamengo e São Paulo decidiram vaga na final do torneio Rio São Paulo. E mais uma vez deu Mengão, que não tomou conhecimento do time paulista e venceu os dois jogos. Na ida, vitória por 1 a 0, enquanto na volta um 3 a 1 para confirmar a vaga na final. No entanto, na decisão contra o Santos, o Flamengo saiu derrotado e com o vice-campeonato.

2001 – Final da Copa dos Campeões: Flamengo

A Copa dos Campeões era uma competição nacional da CBF que reunia os campeões dos torneios regionais da época, e dava vaga na Copa Libertadores do ano seguinte.

Em 2001, Flamengo e São Paulo fizeram a final. No primeiro jogo, o Flamengo venceu por 5 a 3, com hat-trick do atacante Edilson Capetinha, um gol de Beto e outro de Reinaldo. Posteriormente, na volta, o time paulista venceu por 3 a 2, com Petkovic marcando um gol de falta muito parecido com o da final do Carioca contra o Vasco. 7×6 no placar agregado e mais um troféu para a Gávea.

2020 – Quartas da Copa do Brasil: São Paulo

Mas a última vez em que os dois times se encontraram foi em 2020, nas quartas da Copa do Brasil. O Flamengo vivia um momento delicado da temporada, e estava de técnico novo, Rogério Ceni. No Maracanã, o jogo se encaminhava para um empate por 1 a 1, até que o goleiro Hugo tentou driblar o atacante, mas perdeu a bola e sofreu o gol. 2 a 1 São Paulo.

Na volta, no Morumbi, outra derrota, dessa vez por 3 a 0.


Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.