Richarlyson cobra mais sabedoria do Flamengo na Libertadores: 'Todo mundo sabe como joga'

Atualizado: 13/05/2025, 11:45

O Flamengo vive situação complexa na Libertadores. Precisando vencer os próximos dois jogos contra LDU e Táchira, o ex-jogador Richarlyson sugeriu que o time de Filipe Luís seja mais inteligente e mude sua postura para esses confrontos decisivos.

➕ Flamengo x LDU: vidente prevê resultado e manda aviso ao Rubro-Negro

O comentarista criticou também a "visão" do Flamengo sobre os adversários, avaliando que se o clube não está priorizando tanto assim a competição internacional, os outros times estão, destacando casos, por exemplo, em que times pouparam nas competições nacionais para jogar diante o Mengão.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

"Agora, o que me preocupa desse Flamengo na Libertadores é não entender que se o Flamengo não prioriza a Libertadores, esses times priorizam. Muitas das vezes a gente já viu esses times jogarem com o time reserva no campeonato nacional e priorizar a Libertadores", destacou Richarlyson.

Além disso, o ex-jogador chamou atenção sobre como todos os times já sabem como o Flamengo joga, entrando preparados em campo para combater as principais armas do esquema de Filipe Luís.

"Você acha que o Central Córdoba não estudou o Flamengo? Você acha que o LDU não estudou o Flamengo? Então são essas questões que me saltam os olhos de maneira negativa. O Flamengo tem que ser sabedor, porque está todo mundo estudando o Flamengo, todo mundo sabe que faz pressão, todo mundo sabe que contra o Flamengo não pode deixar o Arrascaeta pensar, que não pode deixar o Pedro... Todo mundo sabe", comentou.

Richarlyson afirma que Flamengo precisa de alternativas

Em cima dessa adaptação que os adversários estão conseguindo diante o Flamengo, Richarlyson sugere que o time comandado por Filipe Luís tenha alternativas, buscando planos B, C e D.

Uma das sugestões do ex-jogador seria em dar a bola para adversário, mas de maneira consciente, de um jeito que não sofra e aproveite espaços que podem ser deixados na defesa, criando superioridade com toda a qualidade técnica que o time tem.

"Aí parte do treinador, junto com seus jogadores de saber, que deve ter o plano B, às vezes o C, às vezes até o D. Não é demérito nenhum o Flamengo em determinado momento dos jogos, principalmente na Libertadores, chamar esses times para o campo defensivo. Fazer diferente, porque a qualidade técnica é absurda que o Flamengo tem do meio para frente. Então, chama, tira eles desse conforto que eles têm de ficar jogando lá atrás, de ficar jogando por uma bola, por duas bolas", analisou Richarlyson.

Essas estratégias e mudanças na maneira de jogar, seria o que está faltando pra o time, com Richarlyson cobrando sabedoria.

"Então essa sabedoria que eu acho que está faltando para esse elenco do Flamengo, porque no brasileiro funciona", disse.

Essa tal falta de sabedoria preocupa o comentarista, que analisou o próximo confronto diante a LDU, colocando que mudanças e novas estratégias terão de ser implementadas já. Principalmente porque os equatorianos seguirão a cartilha de jogar recuado apostando em uma ou duas bolas ao longo do jogo.

"Isso me assusta, espero que nesses dois próximos jogos o Flamengo tenha que saber. A LDU não vai vir de peito aberto, se esperar a LDU vir de peito aberto para vencer, vai se complicar novamente", avalia Richarlyson.

Classificação do Flamengo na Libertadores é "palpável"

Apesar dos prós e contras citados por Richarlyson, o comentarista acredita na classificação do Flamengo na Libertadores, avaliando como palpável desde que internamente todos s esforcem e entendam o momento.

"Acho que para mim é palpável o Flamengo classificar, é claro que a situação assusta um pouquinho, mas como ex-atleta, sei que lá dentro está todo mundo sabendo e entendendo o momento...", destacou.

Flamengo e LDU se enfrentam nesta quinta-feira (15), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.