Retrospecto fora de casa é trunfo do Flamengo para final da Copa do Brasil contra Atlético-MG
No domingo (10), o Flamengo vai entrar em campo na Arena MRV para decidir o título da Copa do Brasil contra o Atlético-MG, às 16h. O Rubro-Negro chega à decisão com vantagem por vitória no confronto de ida e com experiência em decidir classificações como visitante. Das cinco fases do mata-mata nacional, a final é a quarta decisão fora de casa do Mengão.
O Flamengo se classificou na casa de Amazonas FC, Palmeiras e Corinthians ao longo de sua campanha na Copa do Brasil. A única vez que decidiu a vaga no Maracanã foi contra o Bahia, nas quartas de final, o que torna ainda mais impressionante o número de apenas dois gols sofridos.
➕ Missão impossível para o Atlético-MG: Flamengo só perdeu por 3 gols uma vez em 2024
Reconhecido pela força ao lado da Nação no Maracanã, o Rubro-Negro fez valer o fator casa de outra maneira nesta temporada. Vitórias em casa seguem definindo a classificação, mas agora pela vantagem que a equipe constrói e consegue manter na casa dos rivais. Afinal, o único jogo que valia vaga fora de casa vencido pelo Fla foi contra o Amazonas, na terceira fase.
Com o Palmeiras, nas oitavas, uma vantagem de dois gols conquistada em casa fez o Mengão avançar mesmo com derrota por 1 a 0 no Allianz Parque. Já nas semifinais, contra o Corinthians, a equipe ganhou em casa pelo placar mínimo e segurou empate sem gols na Neo Química Arena com um a menos para chegar na decisão.
Vale destacar que não foi diferente na Libertadores. Vantagem de dois gols feita em casa fez o time eliminar o Bolívar na altitude de La Paz, nas oitavas. E, além disso, a eliminação para o Peñarol aconteceu justamente por sofrer derrota surpreendente no Maracanã, já que o jogo no Uruguai terminou 0 a 0.
Esses jogos mostram o quanto a vitória no Maracanã foi importante e deu ao time uma vantagem significativa para o jogo de volta contra o Atlético-MG.
A campanha do Flamengo na Copa do Brasil 2024
3ª fase
- Ida: Flamengo 1 x 0 Amazonas FC (Maracanã)
- Volta: Amazonas FC 0 x 1 Flamengo (Arena da Amazônia)
Oitavas de final
- Ida: Flamengo 2 x 0 Palmeiras (Maracanã)
- Volta: Palmeiras 1 x 0 Flamengo (Allianz Parque)
Quartas de final
- Ida: Bahia 0 x 1 Flamengo (Fonte Nova)
- Volta: Flamengo 1 x 0 Bahia (Maracanã)
Semifinais
- Ida: Flamengo 1 x 0 Corinthians (Maracanã)
- Volta: Corinthians 0 x 0 Flamengo (Neo Química Arena)
Finais
- Ida: Flamengo 3 x 1 Atlético-MG (Maracanã)
- Volta: A definir
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.