Retrospecto completo: Flamengo x Grêmio - História, duelos marcantes e curiosidades

Atualizado: 14/04/2025, 18:26
Luiz Araújo em ação contra o grêmio

Envolvendo duas grandes equipes do futebol brasileiro, o duelo entre Flamengo e Grêmio tem quase 90 anos de duração, com o primeiro jogo no longínquo ano de 1937. No Sul, os dois times empataram em 1 a 1.

➕ Ingressos para Grêmio x Flamengo: veja preço e data de início das vendas

A primeira vitória do Grêmio viria no confronto seguinte, que aconteceu apenas 12 anos depois. Em novo amistoso, dessa vez em 1949, o time gaúcho sobrou e venceu por 5 a 1.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

E o Flamengo teria graves dificuldades para conseguir vencer o rival pela primeira vez. Depois de outras seis derrotas consecutivas, o Rubro-Negro só bateria o Grêmio em 1970, também em amistoso, por 2 a 1.

Números gerais de Flamengo x Grêmio

No retrospecto completo do confronto, o equilíbrio entre os times fica evidente. Foram 125 partidas no total, com 44 vitórias do Flamengo (35% de aproveitamento), 42 do Grêmio e 39 empates.

Apesar de ter a vantagem mínima nos jogos contra o Tricolor, o Flamengo ainda está atrás em número de gols: marcou 157, uma média de 1,25 por jogo, mas sofreu outros 158 tentos.

Jogos marcantes

A lista de duelos históricos, sem dúvida, é puxada pela decisão do Campeonato Brasileiro de 1982. Um equilíbrio absurdo entre os dois times levou a dois empates seguidos, forçando uma terceira partida.

Na ida, no Rio de Janeiro, Flamengo e Grêmio ficaram no 1 a 1 em frente a mais de 138 mil pessoas no Maracanã. Zico, sempre ele, guardou o tento rubro-negro após ver o Tricolor sair na frente.

No Olímpico, em Porto Alegre, novo empate — dessa vez em 0 a 0. Assim, tudo foi decidido com uma terceira partida, novamente na casa do time gaúcho. Nunes, aos 10, selou o bicampeonato rubro-negro.

A escalação do Flamengo naquele terceiro jogo teve Raul; Leandro, Marinho, Figueiredo e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. O técnico era Paulo César Carpegiani.

Duelo já tradicional na Copa do Brasil, Flamengo x Grêmio reúne uma boa quantidade de jogos históricos. Os dois, inclusive, são os maiores semifinalistas da competição mata-mata nacional.

Além do óbvio 5 a 0 na Libertadores, que será relembrado abaixo, a Copa do Brasil produziu um duelo inesquecível em 2021, com um acachapante 4 a 0 do Rubro-Negro em plena Arena do Grêmio.

Com um a menos por quase todo o segundo tempo, devido à expulsão de Isla, o Flamengo ignorou a desvantagem e marcou com Bruno Viana, Michael, Rodinei e Vitinho — os dois últimos nos acréscimos.

Em 2009, a última rodada do Brasileirão trouxe um dia inesquecível para os rubro-negros. Precisando de uma vitória para selar de vez o título nacional sem depender de ninguém, o Flamengo sofreu.

O time alternativo do Grêmio abriu o placar com Roberson, aos 21 do primeiro tempo, e causou um suspense histórico no Maracanã, daqueles que os presentes vão lembrar para sempre.

No entanto, David Braz empatou aos 29 e Ronaldo Angelim explodiu o estádio aos 24 do segundo tempo, encerrando uma seca de 17 anos sem um título brasileiro para o Flamengo.

Por fim, um jogo que pode ter passado batido por muitos e nem valeu título, mas acaba histórico por ser o único entre os dois em um campeonato que nem existe mais. Aconteceu em 2017, pela Primeira Liga.

Extinta a partir do ano seguinte, a primeira tentativa de uma liga unificada entre clubes envolveu os dois times. Em Brasília, o Flamengo venceu por 2 a 0, com gols de Éverton e Berrío.

O time que entrou em campo tinha Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Rômulo, Willian Arão, Diego e Mancuello; Éverton e Guerrero. Entraram Márcio Araújo, Gabriel e Berrío.

Gols e artilheiros

Contabilizando os jogos oficiais, Flamengo e Grêmio se encontraram 109 vezes ao longo da história, com um equilíbrio impressionante: 38 vitórias para o Rubro-Negro, 37 para os gaúchos — e 34 empates.

Neste recorte, o Flamengo sofreu 134 gols e marcou 135. E os maiores artilheiros do confronto pertencem ao Rubro-Negro: Romário e Gabigol, que foram às redes seis vezes cada um contra o Tricolor.

Para o rival, Zé Alcino e Luan foram os maiores goleadores do confronto, com cinco tentos cada. Ainda vale destacar Everton Cebolinha, que fez os mesmos cinco gols — mas vestindo as duas camisas.

Flamengo x Grêmio no Brasileirão

No Campeonato Brasileiro, a vantagem histórica ainda é do Grêmio. Foram 75 embates, com 29 vitórias gaúchas, 25 do Flamengo (aproveitamento de 33%) e 21 empates. O Rubro-Negro fez 89 gols e levou 94.

A vitória mais elástica do Flamengo na competição veio no Brasileiro de 1976, com um 5 a 1 no Maracanã. Luisinho Lemos viveu um dia inesquecível, com quatro gols, enquanto Zico completou o placar.

Fora de casa, o Brasileirão de 2020 é o grande destaque. Na ocasião, o Flamengo bateu o rival por 4 a 2, com gols de Éverton Ribeiro, Gabigol, Arrascaeta e Isla.

Em relação ao Grêmio, os maiores placares tiveram três gols de diferença, em 1978 (5 a 2), 2006 (3 a 0) e 2009 (4 a 1). Neste último, curiosamente, o Flamengo foi campeão ao vencer o próprio rival.

Confrontos em outras competições

Com histórico extenso de embates, Flamengo x Grêmio se encararam em outras seis competições: Libertadores, Recopa, Primeira Liga, Copa do Brasil, Mercosul e Roberto Gomes Pedrosa.

Ao longo dessas competições, os times se encararam 34 vezes. O Flamengo levou a melhor em 13 dessas partidas, enquanto o Grêmio saiu vencedor em oito. Outros 13 jogos terminaram em empate.

O grande destaque, obviamente, fica pela edição 2019 da competição continental, quando o Flamengo enfiou 5 a 0 sobre o Grêmio no Maracanã e garantiu vaga na final com sobras.

Gabigol (duas vezes), Bruno Henrique, Pablo Marí e Rodrigo Caio comandaram o show em frente às 69.981 pessoas que lotaram o estádio, para uma renda bruta de R$ 8.150.645.

Curiosidades de Flamengo x Grêmio

O Flamengo tem apenas uma vitória a mais do que o time gaúcho no histórico entre os dois pelo Brasileirão. A batalha estava empatada até 2025, mas o Rubro-Negro venceu no primeiro turno.

Nos últimos 21 jogos entre os times, o Grêmio só conseguiu vencer quatro vezes, o que permitiu que o Flamengo encostasse no histórico. Foram 13 vitórias do Rubro-Negro e quatro empates.

Nenhum dos últimos sete jogos terminou em empate. Foram cinco vitórias do Flamengo e duas do Grêmio, com 21 gols no total — o que dá uma média alta de 3 por jogo.

O Flamengo chegou a ficar três anos sem perder para o Grêmio entre 2018 e 2021. Em dez partidas nesse período, o Mais Querido triunfou em oito, com outros dois empates. 

Último jogo

O último encontro até aqui foi válido pela terceira rodada do Brasileirão 2025, na Arena. Em frente aos 23.367 espectadores que compareceram ao estádio, o Flamengo venceu por 2 a 0.

Os dois gols foram marcados pelo meia Giorgian de Arrascaeta. O primeiro veio logo aos quatro minutos de jogo, enquanto o segundo foi marcado aos 22 do segundo tempo.

Filipe Luís escalou a equipe com: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, De La Cruz, Gerson e Arrascaeta; Michael e Bruno Henrique.

O que esperar de Grêmio x Flamengo no Brasileirão

O reencontro entre Flamengo e Grêmio, neste momento, está programado para a 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ainda sem horário definido, o duelo acontece no dia 31 de agosto, no Rio de Janeiro.