Retrospecto completo: Flamengo x Grêmio - História, duelos marcantes e curiosidades

11/04/2025, 05:30
Atualizado: 11/04/2025
Luiz Araújo em ação contra o grêmio

Após uma derrota dolorida na Libertadores, o Flamengo vira a chave para a competição que será tratada como a grande prioridade de 2025: o Campeonato Brasileiro. E o próximo adversário será o Grêmio.

➕ Ingressos para Grêmio x Flamengo: veja preço e data de início das vendas

Neste fim de semana, mais especificamente no domingo (13), as duas equipes se encaram na Arena, a partir das 17h30 (horário de Brasília), pela terceira rodada da maior competição do país.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Envolvendo dois grandes do futebol brasileiro, o duelo tem quase 90 anos de duração, com o primeiro jogo no longínquo ano de 1937. No Sul, os dois times empataram em 1 a 1. Novo fez o gol do Flamengo.

A primeira vitória do Grêmio viria no confronto seguinte, que aconteceu apenas 12 anos depois. Em novo amistoso, dessa vez em 1949, o time gaúcho sobrou e venceu por 5 a 1.

E o Flamengo teria graves dificuldades para conseguir vencer o rival pela primeira vez. Depois de outras seis derrotas consecutivas, o Rubro-Negro só bateria o Grêmio em 1970, também em amistoso, por 2 a 1.

Números gerais de Flamengo x Grêmio

No retrospecto completo do confronto, o equilíbrio entre os times fica evidente. Foram 124 partidas no total, com 43 vitórias do Flamengo (35% de aproveitamento), 42 do Grêmio e 39 empates.

Apesar de ter a vantagem mínima nos jogos contra o Tricolor, o Flamengo ainda está atrás em número de gols: marcou 155, uma média de 1,25 por jogos, mas sofreu outros 158 tentos.

Jogos marcantes

A lista de duelos históricos, sem dúvida, é puxada pela decisão do Campeonato Brasileiro de 1982. Um equilíbrio absurdo entre os dois times levou a dois empates seguidos, forçando uma terceira partida.

Na ida, no Rio de Janeiro, Flamengo e Grêmio ficaram no 1 a 1 em frente a mais de 138 mil pessoas no Maracanã. Zico, sempre ele, guardou o tento rubro-negro após ver o Tricolor sair na frente.

No Olímpico, em Porto Alegre, novo empate — dessa vez em 0 a 0. Assim, tudo foi decidido com uma terceira partida, novamente na casa do time gaúcho. Nunes, aos 10, selou o bicampeonato rubro-negro.

A escalação do Flamengo naquele terceiro jogo teve Raul; Leandro, Marinho, Figueiredo e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. O técnico era Paulo César Carpegiani.

Duelo já tradicional na Copa do Brasil, Flamengo x Grêmio reúne uma boa quantidade de jogos históricos. Os dois, inclusive, são os maiores semifinalistas da competição mata-mata nacional.

Além do óbvio 5 a 0 na Libertadores, que será relembrado abaixo, a Copa do Brasil produziu um duelo inesquecível em 2021, com um acachapante 4 a 0 do Rubro-Negro em plena Arena do Grêmio.

Com um a menos por quase todo o segundo tempo, devido à expulsão de Isla, o Flamengo ignorou a desvantagem e marcou com Bruno Viana, Michael, Rodinei e Vitinho — os dois últimos nos acréscimos.

Em 2009, a última rodada do Brasileirão trouxe um dia inesquecível para os rubro-negros. Precisando de uma vitória para selar de vez o título nacional sem depender de ninguém, o Flamengo sofreu.

O time alternativo do Grêmio abriu o placar com Roberson, aos 21 do primeiro tempo, e causou um suspense histórico no Maracanã, daqueles que os presentes vão lembrar para sempre.

No entanto, David Braz empatou aos 29 e Ronaldo Angelim explodiu o estádio aos 24 do segundo tempo, encerrando uma seca de 17 anos sem um título brasileiro para o Flamengo.

Por fim, um jogo que pode ter passado batido por muitos e nem valeu título, mas acaba histórico por ser o único entre os dois em um campeonato que nem existe mais. Aconteceu em 2017, pela Primeira Liga.

Extinta a partir do ano seguinte, a primeira tentativa de uma liga unificada entre clubes envolveu os dois times. Em Brasília, o Flamengo venceu por 2 a 0, com gols de Éverton e Berrío.

O time que entrou em campo tinha Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Rômulo, Willian Arão, Diego e Mancuello; Éverton e Guerrero. Entraram Márcio Araújo, Gabriel e Berrío.

Gols e artilheiros

Contabilizando os jogos oficiais, Flamengo e Grêmio se encontraram 108 vezes ao longo da história, com um equilíbrio impressionante: 37 vitórias para cada lado, além de 34 empates.

Neste recorte, o Flamengo sofreu 134 gols e marcou 133. E os maiores artilheiros do confronto pertencem ao Rubro-Negro: Romário e Gabigol, que foram às redes seis vezes cada um contra o Tricolor.

Para o rival, Zé Alcino e Luan foram os maiores goleadores do confronto, com cinco tentos cada. Ainda vale destacar Everton Cebolinha, que fez os mesmos cinco gols — mas vestindo as duas camisas.

Flamengo x Grêmio no Brasileirão

No Campeonato Brasileiro, a vantagem histórica ainda é do Grêmio. Foram 74 embates, com 29 vitórias gaúchas, 24 do Flamengo (aproveitamento de 32%) e 21 empates. O Rubro-Negro fez 87 gols e levou 94.

A vitória mais elástica do Flamengo na competição veio no Brasileiro de 1976, com um 5 a 1 no Maracanã. Luisinho Lemos viveu um dia inesquecível, com quatro gols, enquanto Zico completou o placar.

Fora de casa, o Brasileirão de 2020 é o grande destaque. Na ocasião, o Flamengo bateu o rival por 4 a 2, com gols de Éverton Ribeiro, Gabigol, Arrascaeta e Isla.

Em relação ao Grêmio, os maiores placares tiveram três gols de diferença, em 1978 (5 a 2), 2006 (3 a 0) e 2009 (4 a 1). Neste último, curiosamente, o Flamengo foi campeão ao vencer o próprio rival.

Confrontos em outras competições

Com histórico extenso de embates, Flamengo x Grêmio se encararam em outras seis competições: Libertadores, Recopa, Primeira Liga, Copa do Brasil, Mercosul e Roberto Gomes Pedrosa.

Ao longo dessas competições, os times se encararam 34 vezes. O Flamengo levou a melhor em 13 dessas partidas, enquanto o Grêmio saiu vencedor em oito. Outros 13 jogos terminaram em empate.

O grande destaque, obviamente, fica pela edição 2019 da competição continental, quando o Flamengo enfiou 5 a 0 sobre o Grêmio no Maracanã e garantiu vaga na final com sobras.

Gabigol (duas vezes), Bruno Henrique, Pablo Marí e Rodrigo Caio comandaram o show em frente às 69.981 pessoas que lotaram o estádio, para uma renda bruta de R$ 8.150.645.

Curiosidades de Flamengo x Grêmio

Os dois times estão absolutamente igualados no retrospecto do Campeonato Brasileiro, com 37 vitórias para cada lado. Assim, caso haja um vencedor no domingo, esse histórico será desempatado.

Nos últimos 20 jogos entre os times, o Grêmio só conseguiu vencer quatro vezes, o que permitiu que o Flamengo encostasse no histórico. Foram 12 vitórias do Flamengo e quatro empates.

Nenhum dos últimos seis jogos terminou em empate. Foram quatro vitórias do Flamengo e duas do Grêmio, com 19 gols no total — o que dá uma média alta de 3,2 por jogo.

O Flamengo chegou a ficar três anos sem perder para o Grêmio entre 2018 e 2021. Em dez partidas nesse período, o Mais Querido triunfou em oito, com outros dois empates. 

Último jogo

A última partida, porém, trouxe derrota rubro-negra. Na 27ª rodada do Brasileirão de 2024, o Flamengo entrou com time misto na Arena e perdeu por 3 a 2, com gols de Matheus Gonçalves e Felipe Teresa.

Com 18.049 pessoas presentes no estádio gaúcho, o jogo contabilizou uma renda bruta de R$ 1.260.953,00. O técnico do Flamengo, inclusive, era outro: Tite, que acabou substituído por Filipe Luís.

Naquele duelo, o treinador escalou Matheus Cunha; Wesley (Daniel Sales), David Luiz, Cleiton e Ayrton Lucas; Allan, Evertton Araújo, Alcaraz (Felipe Teresa), Matheus Gonçalves e Lorran (Wallace Yan); Carlinhos.

O que esperar de Grêmio x Flamengo no Brasileirão

Com base no histórico positivo do Rubro-Negro nos últimos anos, não é impossível esperar por uma vitória, mesmo fora de casa. A última vez que o Mengo saiu vencedor na Arena foi em 2023, na Copa do Brasil.

O rival, porém, vem de derrota fora de casa para o Ceará, por 2 a 0, e vai buscar com tudo uma recuperação diante do Mengo. O clima no Sul, aliás, não é dos mais positivos para o rival do Inter.

Na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético Grau-PER, pela Sul-Americana, o time foi vaiado pela torcida ainda no primeiro tempo. O futebol de 2025 não agrada, e a pressão é novamente esperada no domingo.