Retrospecto completo: Flamengo x Deportivo Táchira - História, duelos marcantes e curiosidades

Atualizado: 27/05/2025, 19:06
Luiz Araújo contra o Dep. Táchira

De histórico positivo contra clubes venezuelanos em geral, o Flamengo vê a regra se confirmar também contra o Deportivo Táchira-VEN, considerado o segundo maior clube da Venezuela — atrás do Caracas. Neste guia completo, o MundoBola Flamengo mostra números e o histórico completo do confronto.

➕ Transporte público terá reforço na partida entre Flamengo x Táchira

Ainda que não se encontrem com frequência, Flamengo e Deportivo Táchira já viram passar mais de 30 anos desde o primeiro duelo. Aconteceu na Venezuela, pela Libertadores, em 1991. O Rubro-Negro venceu.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Números gerais de Flamengo x Deportivo Táchira

Ao longo do tempo, Flamengo e Deportivo Táchira só se enfrentaram três vezes, todas pela Libertadores da América. O Mais Querido venceu os três jogos, marcando nove gols e sofrendo dois.

O primeiro embate entre os dois times aconteceu no mata-mata, ainda na edição de 1991 da Libertadores, enquanto o outro foi pela fase de grupos, em 2025.

Jogos marcantes

Na Libertadores de 1991, o Flamengo abriu a competição em fase de grupos com Corinthians, Nacional-URU e Bella Vista-URU. Passou em primeiro, com nove pontos.

O Táchira, por sua vez, aproveitou um regulamento que classificava três dos quatro times e foi às oitavas em terceiro, após chave com América de Cali-COL, Atlético Nacional-COL e Marítimo-VEN.

Assim, os dois se encontraram na primeira fase do mata-mata. No primeiro jogo, vitória do Flamengo por 3 a 2, na Venezuela, em partida que deveria ter sido mais fácil. 

O Rubro-Negro abriu 3 a 0 com um hat-trick de Gaúcho, aos 12 e 28 do primeiro tempo e aos nove do segundo. Porém, o Flamengo acabou vazado por Radamel García e Omar Mosquera aos 31 e 36 da etapa final.

A superioridade, todavia, já tinha ficado clara. E a volta, no Maracanã, seria sem pena. Em apresentação dominante, Gaúcho, Marquinhos, Marcelinho Carioca (2) e Zinho marcaram no inapelável 5 a 0.

A trajetória do Flamengo naquela Libertadores pararia nas quartas de final. O time seria eliminado pelo Boca Juniors, enquanto o campeão seria o Colo-Colo-CHI — que bateu o Olimpia-PAR na final.

Gols e artilheiros

As atuações contra o Deportivo Táchira na Libertadores de 1991, portanto, tornam Gaúcho o maior artilheiro do confronto, com quatro gols em dois jogos. Marcelinho Carioca, com os dois da volta, aparece a seguir.

Por fim, outros três jogadores do Flamengo já foram às redes contra os venezuelanos: Marquinhos e Zinho, também em 1991, e Juninho, na partida que abriu a caminhada de ambos na Libertadores 2025.

Por outro lado, os únicos que já comemoraram um gol pelo Deportivo Táchira contra o Flamengo foram mesmo Radamel García e Omar Mosquera, ambos no jogo de ida das oitavas de 1991.

Flamengo x Deportivo Táchira na Libertadores

Todos os encontros entre Flamengo e Deportivo Táchira se limitam à Libertadores. Enquanto o Flamengo é tricampeão da competição, o time venezuelano nunca venceu em 24 participações.

A melhor delas veio em 2004. Na ocasião, o time passou em segundo no Grupo 6, que incluía River Plate (o líder), Tolima-COL e Libertad-PAR. Nas oitavas, o Táchira despachou o tradicional Nacional; nas quartas, caiu para o São Paulo com um impiedoso 7 a 1 no agregado.

O campeão seria o surpreendente Once Caldas-COL, que consumou uma zebra histórica na final, venceu o Boca Juniors e conquistou a única Libertadores de sua história. O Flamengo não jogou aquela edição.

Curiosidades de Flamengo x Deportivo Táchira

  • Com apenas três encontros, o duelo Flamengo x Deportivo Táchira já viu 11 gols. Isso dá uma boa média de 3,7 por jogo

  • A própria média de gols do Flamengo também é alta, de três por jogo. O número, porém, acaba inflado pelo 5 a 0 de 1991

  • Aquele foi o único encontro entre Flamengo e Deportivo Táchira na história do Maracanã — e terminou em goleada. Bom presságio para futuros duelos

  • O Flamengo nunca perdeu uma partida na Venezuela ou para clubes venezuelanos. Pela Libertadores, venceu todos: Universidad de Los Andes, Deportivo Táchira, Minervén, Maracaibo e Caracas

Último jogo

No dia 3 de abril de 2025, Flamengo e Deportivo Táchira estrearam na Libertadores com um duelo na Venezuela. E o Flamengo teve trabalho para superar o ferrolho dos donos da casa.

Em um jogo opaco e sem muita transpiração, o Flamengo dominou a posse de bola e as ações ofensivas, mas sofreu para criar chances claras e levar perigo real em San Cristóbal.

No segundo tempo, o atacante Juninho aproveitou jogada de Bruno Henrique pelo lado esquerdo do ataque e apareceu na área para marcar o único gol do jogo, garantindo uma estreia positiva ao time.

Foi a única vitória do Flamengo como visitante nesta fase de grupos. Depois disso, o time empatou com Central Córdoba-ARG e LDU-EQU ao jogar em Santiago del Estero e Quito, respectivamente.

O que esperar do próximo confronto

O embate seguinte entre Flamengo e Deportivo Táchira está marcado para o dia 28 de maio de 2025, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores 2025.

Com base no histórico, a tendência natural é de uma vitória do Flamengo. Com o jogo disputado no Maracanã, qualquer resultado diferente disso seria considerado um vexame.

Além disso, a média de três gols por jogo do Flamengo e o 5 a 0 no único duelo entre os dois no Maracanã indicam que a Nação pode esperar bolas na rede ao longo da partida.