RETROSPECTIVA FLAMENGO 2022 - A consolidação de João Gomes

Seguindo a retrospectiva dos principais jogadores do Flamengo em 2022, hoje vamos falar de João Gomes!
A princípio, a cria da Gávea chamou muito a atenção da torcida por conta do seu desempenho defensivo. Todavia, o jovem jogador (e agora ídolo rubro-negro) foi bem além.
João Gomes foi o maior “ladrão de bolas” do Flamengo no ano
Começando a avaliação do atleta no ano, é fato que sua participação sem bola foi muito importante para equipe.
Atuações defensivas que mostraram sua grande capacidade de recuperar a profundidade (ou seja, suas costas) e cobrir muitos espaços no campo.
Além disso, João Gomes potencializou ainda mais sua principal arma para dificultar os ataques adversários: o desarme.
O volante foi líder do Mengão neste quesito em 2022. Seja correndo para trás, bem como se antecipando ao adversário, roubou muitas bolas.
Volante evoluiu bastante suas valências ofensivas
Contudo, como já citado, o jogador formado no clube passa longe de ser somente um “cão de guarda”. E isso já fica claro logo após desarmar seus adversários, com passes ou conduções que iniciaram muitas transições ofensivas do Flamengo na temporada.
Outro indicador que chamou muito a atenção foram os dribles. Belas conduções, vencendo seus adversários e construindo belas tramas ofensivas. Vale destacar sua capacidade de mudar rapidamente a direção da bola, por trabalhar com ela próxima ao pé.
Um fundamento que João Gomes ainda não masterizou, mas que demonstra foram os chutes de fora da área. Mas é possível ressaltar sua facilidade para finalizar com pouco espaço e sendo constrangido. Rapidamente se adapta a situação para arriscar de longe.
Por fim, é muito importante destacar a capacidade associativa de João Gomes. Perto do gol, o jogador consegue rapidamente acionar seus companheiros para finalização. Por muitas vezes optando por passes mais complicados e com bastante verticalidade.