Retrospectiva do Flamengo: relembre rubro-negros que nos deixaram em 2025

Apesar da temporada vencedora do Flamengo, com destaque para as conquistas do Brasileirão e da Libertadores, a Nação perdeu figuras rubro-negras ilustres. Neste dia 31 de dezembro, o MundoBola Flamengo relembra pessoas ligadas ao clube que nos deixaram em 2025.
➕ Retrospectiva do Flamengo em 2025: títulos, personagens e bastidores
Ao longo do ano, artistas, torcedores, ex-dirigentes e ex-jogadores do Rubro-Negro nos deixaram, e o próprio clube prestou homenagens. Relembre:

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Joel Teppet - sócio benemérito do Flamengo
Joel Teppet, Grande Benemérito do Flamengo, com passagens pelo Conselho Deliberativo do clube, faleceu no dia 10 de janeiro. O ex-dirigente foi homenageado pelo clube em nota oficial.
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento do Grande Benemérito Joel Teppet, que dedicou muitos anos de sua vida ao clube. Joel trabalhou em diversas comissões dos Conselhos, foi Membro Nato dos Conselhos de Grandes Beneméritos, de Administração e…
— FL4MEN9O (@Flamengo) January 10, 2025
Luiz Octavio Vaz - um dos torcedores responsáveis pelo urubu ser o mascote do Flamengo
No dia 23 de fevereiro, um dos grandes contribuidores para a história do Flamengo nos deixou. Luiz Octavio Vaz foi um dos quatro amigos responsáveis por soltar um urubu no Maracanã, em um clássico contra o Botafogo, no dia 1º de junho de 1969.
O grupo de amigos formado por Luiz, Romilson Meirelles, Victor Ellery e Erick Soledade foi responsável por introduzir o animal à cultura rubro-negra, que pouco tempo depois seria oficializado como mascote do clube.
O jogo do urubu (01/06/1969)
Antes de um Flamengo x Botafogo, no Maracanã, o grupo de amigos decidiu capturar um urubu em um lixão, levá-lo ao estádio e soltá-lo antes do início do confronto. Mais de 150 mil torcedores presenciaram o voo da ave e sua aterrissagem no gramado.
Com isso, a Nação - que estava em maioria - foi à loucura e gritou "Uh, é urubu!". Pode-se considerar que o mascote deu sorte ao time, já que o Mengão venceu o clássico por 2 a 1 e pôs fim a um jejum de vitórias contra o rival.
Entretanto, o urubu não foi escolhido à toa. O animal era - e ainda é - utilizado de forma preconceituosa por rivais para se referir à torcida rubro-negra - composta em sua maioria por pessoas negras e de classes sociais mais baixas.

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
O Flamengo se despede de Luiz Octavio Vaz, um dos torcedores que, em 1969, soltaram um urubu no Maracanã – e o que era provocação virou símbolo de raça e paixão. Assim nasceu nosso mascote. Obrigado por fazer parte da nossa história. Descanse em paz. 🖤
— FL4MEN9O (@Flamengo) February 23, 2025
Mauro Félix - treinador e coordenador da base do Flamengo
No dia 4 de abril, o histórico treinador e coordenador das categorias de base do Flamengo, Mauro Félix, nos deixou. Ele era responsável pelas categorias do Sub-6 ao Sub-13. A causa da morte não foi divulgada.
Mauro ficou marcado pelo trabalho nas categorias inferiores do Rubro-Negro. O treinador foi um dos responsáveis pela permanência e pelo desenvolvimento de Lucas Paquetá nos juniores do clube, quando o atleta ainda não tinha idade suficiente para atuar no Sub-12.
No dia do falecimento de Mauro Félix, diversos atletas prestaram homenagens ao técnico e coordenador da base, entre eles Matheus Gonçalves, Paquetá e Gabriel Batista.
Grande ser humano,que descanse em paz grande Mauro!🖤😞🙏🏽 https://t.co/HwAHHKD0Kr
— Gabriel Batista (@_gbatista12) April 23, 2025
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento do treinador das categorias de base Mauro Félix. Referência no futebol de base para jovens atletas e treinadores, Mauro teve mais de uma passagem pelo Rubro-Negro e foi treinador de todas as categorias inferiores…
— FL4MEN9O (@Flamengo) April 23, 2025

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Preta Gil - artista
Filha de Gilberto Gil, a cantora Preta Gil morreu aos 50 anos, no dia 20 de julho, vítima de complicações de um câncer no intestino. A artista rubro-negra estava nos Estados Unidos para tratar a doença, contra a qual lutava desde 2023.
O Flamengo lamenta a perda da rubro-negra Preta Gil, neste domingo (20), aos 50 anos.
— FL4MEN9O (@Flamengo) July 20, 2025
Sua alegria e sua luta por um mundo mais justo jamais serão esquecidas.
Nos solidarizamos com seus familiares, amigos e fãs. 🖤 pic.twitter.com/LGXGOACvYi
Arlindo Cruz - artista
No dia 8 de agosto, a música brasileira perdeu um dos maiores ícones da história do samba. Arlindo Cruz morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
Torcedor do Flamengo, o artista sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico em março de 2017 e ficou mais de um ano internado. Desde então, o rubro-negro lidava com as sequelas da doença.
Nascido no Rio de Janeiro, em 14 de setembro de 1958, Arlindo Cruz foi um dos maiores cantores da história da música brasileira, com obras conhecidas internacionalmente, como "Meu Lugar", "O Bem" e "O Show Tem Que Continuar".
O sambista sempre declarou seu amor pelo Mengão. "A torcida é sempre o 12º jogador. Com todo o respeito a diretores, a jogadores, a técnicos, mas o time pertence à torcida. E a torcida do Flamengo é fantástica", disse o rubro-negro.
Relembre a entrevista de Arlindo à antiga "TV Fla":
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento do ilustre rubro-negro e Sambista Perfeito, Arlindo Cruz, nesta sexta-feira (08), aos 66 anos.
— FL4MEN9O (@Flamengo) August 8, 2025
Ícone do samba, multi-instrumentista, compositor genial e voz marcante da cultura brasileira, Arlindo sempre levou o… pic.twitter.com/dM8YZB4zrp

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Antônio Augusto Dunshee de Abranches - ex-presidente do Flamengo
No dia 7 de setembro, Antônio Augusto Dunshee de Abranches, ex-presidente do Flamengo, morreu aos 88 anos. O dirigente ficou marcado pela "Era de Ouro" do Rubro-Negro no futebol, já que comandou o clube entre dezembro de 1980 e agosto de 1983.
Em sua gestão, o Mais Querido conquistou diversos títulos importantes, como o bicampeonato brasileiro em 1982 e 1983, além da Libertadores, do Mundial e do Carioca em 1981.
Apesar das glórias, o mandato de Antônio Augusto Dunshee de Abranches não terminou de forma positiva. O presidente ficou marcado pela venda do maior ídolo da história do Flamengo, Zico, para a Udinese-ITA. Na ocasião, o dirigente recebeu fortes críticas de torcedores e sócios do clube.
Devido à pressão externa e interna, o mandatário renunciou ao cargo e nunca mais ocupou uma função política no Rubro-Negro. Embora nunca tenha retornado, seu filho, Rodrigo Dunshee de Abranches, atuou como vice-presidente durante o mandato de Rodolfo Landim e foi candidato à presidência na última eleição.
NOTA DE PESAR
— FL4MEN9O (@Flamengo) September 7, 2025
O Clube de Regatas do Flamengo manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento de Antônio Augusto Dunshee de Abranches, presidente do clube entre 18 de dezembro de 1980 e 14 de agosto de 1983.
Advogado respeitado e apaixonado pelo Flamengo, Dunshee de Abranches… pic.twitter.com/vc9bX0ylli
Merica - ex-volante do Mengão
No dia 13 de setembro, o ex-volante do Flamengo Valdemiro Lima da Silva, conhecido como Merica, morreu no dia em que completava 72 anos. O ex-jogador faleceu em Alagoinhas, no interior da Bahia. A causa da morte não foi revelada.
Merica foi revelado pelo Atlético de Alagoinhas e se transferiu para o Rubro-Negro em 1975. O meia defendeu o Manto Sagrado até 1978 e atuou ao lado de craques como Zico, Júnior, Rondinelli e Andrade. Valdemiro disputou 182 jogos pelo Mais Querido e marcou nove gols.
Após deixar o Flamengo, Merica teve passagens por Bahia, América-RJ, Sport, Nacional-AM, Rio Negro-AM, encerrando a carreira no Confiança, em 1988.
Hoje nos deixou o ex-jogador Merica, que honrou o Manto na volância entre 1975 e 1978.
— FL4MEN9O (@Flamengo) September 13, 2025
Nosso sentimento aos familiares, amigos e fãs. pic.twitter.com/leHNPae8ow

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Jards Macalé - artista
No dia 17 de novembro, Jards Anet da Silva, mais conhecido como Jards Macalé, faleceu aos 82 anos, no Rio de Janeiro. O artista enfrentava problemas pulmonares, e a morte foi causada por choque séptico e insuficiência renal.
O cantor foi um dos grandes nomes da MPB e tinha o apelido de "anjo torto". Rubro-negro declarado, Macalé se denominava "flamenguista doente". Relembre um trecho do documentário "Flamengo Paixão", de 1980, no qual o artista demonstrou seu amor ao Mengão:
No dia do aniversário do Fla, perdemos um grande rubro-negro: o mestre da música popular brasileira Jards Macalé, lembrado aqui em cenas do documentário "Flamengo Paixão", de 1980.
— Flamengo Alternativo (@FlaAlternativo) November 17, 2025
Vai em paz, Macao! pic.twitter.com/w1EFksqZnl
Na tarde desta segunda-feira (17), perdemos um dos grandes ícones da música e da cultura do nosso país. Jards Macalé, cantor, ator, instrumentista, compositor e um “flamenguista doente”, como ele mesmo se denominava, nos deixou aos 82 anos.
— FL4MEN9O (@Flamengo) November 18, 2025
O Clube de Regatas do Flamengo… pic.twitter.com/5BTiplLS3Q
Léo Batista - jornalista esportivo
Apesar de ser torcedor declarado do Botafogo, a "voz marcante" de Léo Batista impactou diversas gerações de torcedores de todos os times do Brasil - e seu legado merece ser relembrado. A lenda do jornalismo esportivo faleceu aos 92 anos, no dia 19 de janeiro, vítima de um câncer no pâncreas.
Léo se destacou pelo talento na TV Globo e teve passagens por diversos programas, como Jornal Nacional, Fantástico, Esporte Espetacular e Globo Esporte. No dia de seu falecimento, o Flamengo prestou homenagem ao jornalista.
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Léo Batista, um ícone do jornalismo esportivo brasileiro.
— FL4MEN9O (@Flamengo) January 19, 2025
Com uma dedicação ímpar ao esporte, Léo marcou gerações com sua voz, carisma e paixão pelo futebol, contribuindo imensamente para a história do esporte… pic.twitter.com/1fRovRWfgQ

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.











