Retrospectiva do Flamengo - Janeiro de 2024: mortes de Denir e Zagallo, mercado da bola e Filipe Luís treinador
2024 está chegando ao fim! Após um ano bastante movimentado (como sempre), o MundoBola Flamengo trará uma série de 12 matérias com a retrospectiva dos principais acontecimentos de cada mês do ano.
Começamos, claro, pelo mês de janeiro, marcado pelas perdas de Denir e Zagallo, movimentações do Flamengo no mercado da bola, além da estreia de Filipe Luís na carreira de treinador.
➕Bap anuncia José Boto e permanência de Filipe Luís no Flamengo
Mortes de Denir e Zagallo deixaram início do ano triste
No primeiro dia do ano, uma notícia triste. Denir, histórico massagista do Flamengo, lutava contra um câncer no cérebro e faleceu na manhã do dia 1º de janeiro. Adenir Silva foi diagnosticado com a doença em setembro de 2022, sendo homenageado em vida pela Nação, com uma bandeira contendo seu rosto nas arquibancadas do Maracanã em 2023.
Denir viveu mais de 42 anos de clube, presente na vitoriosa década de 80 do Flamengo de Zico e a recente era de Gabigol, Arrascaeta e Bruno Henrique. O "griô", como era chamado, foi "homenageado" pelo Flamengo na estreia da Copinha. Na ocasião, os jogadores usaram apenas uma pequena faixa preta no braço esquerdo, o que gerou revolta dos torcedores.
Na mesma semana, outra perda: Zagallo, aos 92 anos, havia nos deixado. O Velho Lobo foi internado em 26 de dezembro de 2023 por conta de problemas de saúde devido à idade avançada. Um dos grandes nomes da história do Flamengo e do futebol mundial, Zagallo foi jogador e técnico do Mais Querido.
O Velho Lobo foi o ponta-esquerda titular do histórico tricampeonato carioca de 1953, 1954 e 1955 e foi campeão da Copa do Mundo de 1958 sendo jogador do Flamengo. Como treinador, Zagallo teve três passagens pelo clube, conquistando títulos em todas, sendo a conquista mais lembrada pelos torcedores o Campeonato Carioca de 2001, com o gol histórico de Petkovic contra o Vasco.
Grandes nomes chegaram no futebol masculino e feminino
Janeiro é um dos meses mais agitados do mercado da bola. Alguns jogadores do Flamengo saíram para outros clubes, como o ídolo Everton Ribeiro, que se transferiu para o Bahia, e o goleiro Santos, que após um 2023 com queda de desempenho se transferiu para o Fortaleza.
Contudo, duas saídas tiveram histórias inusitadas: o zagueiro Pablo, que não tinha espaço no Flamengo, foi emprestado ao Botafogo, mas o jogador só atuou apenas 28 minutos na temporada e retornará ao Flamengo.
Além dele, Petterson foi emprestado ao Athletico-PR, começou bem, marcando um gol na estreia, contudo teve ato de indisciplina e treinou separado no clube paranaense. Fora dos planos do Athletico, o Flamengo emprestou o atacante ao Estrela Amadora de Portugal.
Após a aposentadoria de Filipe Luís, o Rubro-Negro buscou a reposição rapidamente para a lateral-esquerda, trazendo Matias Viña, ex-Palmeiras que estava emprestado ao Sassuolo pela Roma.
Para o futebol feminino, o Flamengo fez uma enorme contratação: a atacante Cristiane, que estava no Santos. A chegada de Cris foi histórica para o Flamengo, visto que se trata de uma das maiores jogadoras da história do Brasil.
Filipe Luís iniciava jornada como treinador
Em 18 de janeiro, a história de Filipe Luís como técnico do Flamengo começou. O ex-lateral iniciou nas categorias de base do Rubro-Negro no sub-17. Na categoria, ele conquistou a Copa Rio sobre o Vasco em junho.
Após a saída de Mário Jorge, Filipe Luís assumiu o sub-20 e conquistou o Mundial contra o Olympiacos no Maracanã.
Meses depois, com a saída de Tite, Filipe Luís assumiu o time profissional do Flamengo, melhorando consideravelmente o desempenho da equipe e conquistando a Copa do Brasil contra o Atlético-MG.
Gabigol desbanca Cristiano Ronaldo em ranking de 2024 #BoletimMB #Flamengo pic.twitter.com/djmbAOQycK
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) December 18, 2024