Retrospectiva 2023: base do Flamengo tem saldo positivo nas competições da CBF
A base do Flamengo é referência em todas as categorias. Isso porque revela diversos jogadores e conquista troféus nacionais e internacionais. Em 2023, inclusive, repetiram o recorde de títulos do ano passado, com 44 troféus. Um deles foi com o Sub-20 no Campeonato Brasileiro.
Leia mais: Base do Flamengo chega a recorde de títulos em 2023
Em competições da CBF, o geral do Sub-17 e 20 teve um saldo positivo. A equipe de Mario Jorge conquistou o Brasileirão. O time de Leonardo Ramos chegou até a semifinal do Brasileirão da categoria, mas passou vexame ao cair nas oitavas de final da Copa do Brasil. O treinador, aliás, foi demitido em novembro após goleada sofrida no Carioca. Confira a retrospectiva do MRN.
Base do Flamengo no Brasileirão Sub-20: título brilhante em cima do Palmeiras
No campeonato mais difícil do calendário da categoria, o Sub-20 tirou de letra com uma brilhante campanha. Sob comando do Mario Jorge, a equipe terminou a fase de grupos isolado na liderança, com três pontos à frente. Neste início, forma sete vitórias e duas derrotas, com 16 gols marcados e 11 sofridos.
Nas quartas de final, o adversário foi o Athletico-PR, que terminou em quarto no Grupo B. Na ida, no CT do Caju, o Flamengo teve dificuldades e perdeu por 2 a 1. A derrota, contudo, não afetou e fez o grupo criar casca para caminhar ao título. No Raulino de Oliveira, atropelo rubro-negro por 4 a 1 e classificação garantida.
Na semifinal, veio o Santos. Com mais confiança, o Mais Querido venceu tanto a ida quanto a volta, com agregado de 5 a 2. A final, por méritos, teve o encontro dos líderes da fase de grupos: Flamengo x Palmeiras. Os 90 minutos terminou sem gols, mas com o Rubro-Negro tendo o diferencial que era a Nação ao seu lado. Nos pênaltis, a estrela do goleiro Dyogo Alves brilhou e a taça do Brasileirão foi para a Gávea.
Copa do Brasil Sub-17: vexame nas oitavas de final para o Vasco
Primeiro compromisso no calendário nacional e o Sub-17 teve um vexame. Na primeira fase, onde há clubes desconhecidos, o Flamengo encarou o Aragoiânia e não tomou conhecimento com 8 a 1, na Gávea. A partir dali, começa a afunilar e veio como adversários nas oitavas o rival Vasco.
Em São Januário, na ida, o Flamengo perdeu por 1 a 0. Ou seja, um resultado simples que poderia reverter na Gávea. No entanto, na volta, sofreu o mesmo placar e deu adeus à competição. O campeão foi o Palmeiras, que eliminou o Vasco na semifinal.
Brasileirão Sub-17: boa campanha mas que parou na semifinal
Três meses após a dura eliminação na Copa do Brasil, o Sub-17 iniciou no Campeonato Brasileiro. O Flamengo teve um belo início. Na fase de grupos, se classificou em segundo no Grupo A, com vitórias, dois empates e duas derrotas, além de 18 gols marcados e dez sofridos.
Nas quartas do Brasileirão, novamente o Athletico-PR, só que desta vez pela categoria inferior. Apesar disso, o resultado foi o mesmo: classificação do Flamengo. Empate no CT do Caju em 2 a 2 e goleada por 4 a 0 na Gávea.
Logo, a semifinal, a um passo da grande decisão, contra o São Paulo, líder do Grupo B. Na ida, no Raulino de Oliveira, derrota por 3 a 1. O resultado complicou bastante, já que precisava reverter a situação no Morumbi. A equipe até tentou, mas o empate em 2 a 2 não foi o suficiente e parou na semi. Na final, o Tricolor perdeu por 3 a 0 para o Palmeiras.
Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!