Retrospectiva 2022: Garotos do Ninho batem na trave nos Estaduais na base
Hoje em dia a base do Flamengo é referência independente da categoria, pois revela jogadores e ganha troféus. No entanto, apesar das boas campanhas e de ter os artilheiros dos campeonatos, os Garotos do Ninho não conquistaram títulos nas competições estaduais em 2022.
A performance desse ano contrastou – e muito – com a de 2021. No ano passado, as categorias de base do Flamengo conquistou 27 títulos, entre estaduais, nacionais e internacionais, igualando a marca dos crias em 2019.
Leia mais: Retrospectiva 2022: base do Flamengo não alcança resultados esperados nas competições da CBF
O Sub-20 foi eliminado cedo mas conquistou a Taça Rio
Apesar de ter o artilheiro da competição, o time de júniores do Flamengo perdeu para o Botafogo e foi eliminado nas quartas de final. Na partida de ida, Petterson marcou mas o rival venceu por 2×1. No jogo de volta, o empate 0x0 decretou a eliminação do rubro-negro.
Posteriormente à derrota nas quartas, o Mengão disputou a Taça Rio, junto com os outros três eliminados e foi campeão. Na semifinal, derrota por 1×0 em Moça Bonita e depois vitória por 4×0 na Gávea contra o Bangu. Os gols foram marcados por: Wesley, Vinicius, Petterson e Daniel Cabral.
Em seguida, na decisão, empate por 1×1 contra o Volta Redonda gol do artilheiro Mateusão que balançou a rede 12 vezes no campeonato. No jogo seguinte, vitória por 3×1 com gols de Petterson, André e Mateusão mais uma vez.
No Sub-17 Garotos do Ninho não tiveram chance na final contra o Vasco
Na categoria juvenil, o Flamengo fez ótima campanha no mata-mata até chegar a final. Liderado por Lorran, vice-artilheiro do campeonato com 7 gols, o Mengão eliminou o Botafogo nas quartas com um placar agregado de 4×1. Na primeira partida vitória por 3×0 com gols de João Marcos, Daniel e Felipe Teresa. Na volta, empate por 1×1 com gol do centroavante Jonathan.
Em seguida, na semifinal, o rubro-negro sequer sofreu gol. Na Gávea o jogo terminou empatado 0x0. Posteriormente, vitória por 2×0 com Lorran e João Marcos balançando as redes. No entanto, na grande final, foi o Flamengo que não conseguiu balançar a rede e perdeu por 2×0 na soma dos placares.
No Sub-15, Garotos do Ninho quase desbancam timaço do Fluminense
Na categoria infantil, o Mengão teve os dois artilheiros isolados do torneio pois David Viana marcou 15 vezes e Joshua balançou a rede em 12 oportunidades. Contudo, não foi suficiente para sair com o título.
Nas quartas de final, chuva de gols contra a Portuguesa e um placar agregado de 10×0. Fora de casa o rubro-negro venceu por 3×0 graças a David Viana, Italo e Bidu. Em seguida, na Gávea, David Viana marcou mais três, Joshua dois, Pablo e Bidu fecharam a goleada.
Posteriormente, para chegar na decisão, os Garotos do Ninho tiveram pela frente um clássico contra o Botafogo. No primeiro confronto, vitória por 2×0 com gols de Pablo e Bidu. Na segunda partida, o alvinegro venceu por 2×1 e o gol de João Victor garantiu a vaga na finalíssima.
Na decisão, o adversário era o Fluminense com o “esquadrão 2007” de Xerém que ficou meses invicto e sem sequer sofrer gols. Curiosamente, os dois placares foram iguais: 2×0 para os mandantes. Nas laranjeiras, David Viana e Bidu colocaram o Flamengo em vantagem no confronto. Porém, no jogo de volta o rival levou para os pênaltis e foi mais feliz nas cobranças ficando com o título.
Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.