'Retorno gradual': preparador do Flamengo explica plano especial de Pedro

Atualizado: 14/05/2025, 19:57
Pedro corre em treinamento do Flamengo no Ninho do Urubu

Além de ressaltar o grande período que vive o meia Arrascaeta fisicamente, o preparador físico Diogo Linhares — membro da comissão técnica de Filipe Luís no Flamengo — explicou o planejamento do clube para o retorno de Pedro.

➕ Analista mostra como Pedro e Arrascaeta podem jogar juntos no Flamengo

Mesmo que tenha voltado de lesão em grande forma e marcando gols, o camisa 9 tem sido usado aos poucos e ainda não pôde manter uma longa sequência.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Diogo, então, explicou que o clube precisa fazer esse tipo de trabalho também pensando na intensidade que o modelo de jogo de Filipe Luís exige. Além disso, o tempo ausente de Pedro dos gramados dificulta a situação.

"Quanto maior o período de afastamento, levamos um tempo para fazer esse retorno gradual. Sabemos da demanda física que exige o modelo de jogo do Filipe, a intensidade que jogamos", destacou Diogo.

Segundo o preparador físico, é importante não apenas fortalecer a musculatura do jogador, mas prevenir que novas lesões aconteçam. Até por isso, Pedro vem tendo a minutagem controlada.

"Fazemos esse controle gradual para evitar ao máximo uma outra lesão. Fazemos esse prognóstico de progredir as cargas, evitar uma sequência maior de jogos", explicou.

Recuperação em maratona e trabalho individualizado

A sequência de jogos do calendário brasileiro é outro fator importante de desgaste, com intervalos que muitas vezes não permitem descansos ideais aos atletas. Para Pedro, que passou sete meses sem conseguir entrar em campo, essa intensidade é ainda pior.

"Você compromete a recuperação entre um jogo e outro, ainda mais agora que pegamos uma sequência de jogos em três dias, com viagens. Fazemos um controle maior para que o Pedro possa voltar ao 'prime' na temporada", disse.

Também por viver uma situação específica, Pedro alterna o treinamento coletivo com um planejamento individual, algo feito pelo Flamengo também com outros jogadores. 

"Procuramos individualizar ao máximo as cargas, fazendo as metas dos atletas. Em alguns momentos, ele faz sozinho; em outros, nós agrupamos", afirmou.

A partir de agora, o foco é fazer o camisa 9 evoluir cada vez mais na reabilitação física. Com o tempo, Pedro vai ganhando cada vez mais minutos até retomar a melhor forma.

"O que ele mais precisa agora é esse trabalho com o grupo, que vem fazendo diariamente, e progredir as cargas dele", finalizou o preparador físico do Flamengo.

A próxima oportunidade de ver Pedro em campo será nesta quinta-feira (15), contra a LDU-EQU, em jogo decisivo do Flamengo na Libertadores. Em caso de derrota, o time será eliminado na fase de grupos. A bola rola no Maracanã às 21h30 (horário de Brasília).