Renato Veltri: Que Jesus nos dê paciência e sabedoria

Aparentemente pode mesmo acontecer. Embora eu permaneça cético a respeito da volta de Jorge Jesus, as notícias dizem que as tratativas avançam e até mesmo o que eu acreditava ser o grande empecilho está sendo sanado.
Apesar da euforia e expectativa, precisamos estabelecer algumas bases. Primeiro é importante salientar que eu odeio o argumento de que “JJ não deveria voltar porque pode estragar sua imagem”. Se o velho pensasse assim, para mim já estragaria sua imagem. Que venha trabalhar!
Leia mais do mesmo autor: Renato Veltri: O fim do pior Flamengo que eu já vi
Isto posto, existe uma frase repetida à exaustão nos últimos anos e que agora tem sido falada também por nós, flamenguistas. A imprensa vive a repetir que a volta de JJ seria boa porque ou ele ganha ou acaba a mística em cima do treinador. Isso é uma loucura.
Essa leitura faz com que a única régua de sucesso de JJ seja vencer tudo. Trata o futebol como mera fórmula matemática: Flamengo + JJ = dominação mundial. Apesar da qualidade atestada tanto do velho quanto do elenco, é necessário que tenhamos paciência e sabedoria para entender o contexto.
Se realmente ocorrer, não podemos deixar que se faça com o treinador o que vejo acontecer à luz do dia com Gerson, que ao primeiro sinal de mau desempenho vem sendo massacrado por parte da torcida. A não ser que vejamos um desempenho como o que tivemos no início desse ano, não existe “fim da mística”.
Por fim, só resta torcer para que aconteça e que nós saibamos lidar com isso.