Renato Gaúcho sofre rejeição interna e externa no Flamengo e diretoria teme contratação

O Flamengo anunciou na madrugada deste sábado (10) a saída do técnico Rogério Ceni. O clube divulgou a informação através das redes sociais. Mas apesar das especulações, o nome de Renato Gaúcho foi recebido com forte rejeição pela alta cúpula do Rubro-Negro e de grande parte da torcida. Enquanto o departamento de futebol tenta convencer os mandatários do clube, o maior temor agora é apostar no técnico que sofreria a mesma contestação que o seu antecessor sofria.
LEIA MAIS: Rogério Ceni é demitido pelo Flamengo; confira os números do ex-técnico
De acordo com a apuração do Mundo Bola, a sugestão de Renato Gaúcho como novo treinador do Flamengo dividiu a diretoria. Apesar de ser “o plano A”, o presidente Rodolfo Landim tem resistência ao seu nome. Além de rejeitar duas propostas anteriores do clube, Portaluppi não teria a simpatia pelo seu estilo. Justamente em ano eleitoral, o pensamento é de que ele seja um profissional que divide as opiniões.
Além disso, em 2019, Jorge Jesus já havia alertado para os problemas táticos internamente enquanto sofria ataques do colega treinador em coletivas. Após o 5 a 0, no jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores daquele ano, a cúpula rubro-negra se “desencantou” com Renato Gaúcho. Hoje, a avaliação é de que o trabalho no Grêmio teve apenas dois bons anos (2016 e 2017).
Na reunião entre Landim e os Vice-Presidente de Futebol, Marcos Braz, e Diretor de Futebol, Bruno Spindel, o assunto esteve na mesa. Mas sem opções, o Flamengo teme apostar em Renato e acabar sofrendo as mesmas críticas que sofria com Rogério Ceni. O ex-goleiro nunca foi unanimidade dentro e fora do clube. Mesmo apontado como um dos melhores treinadores da nova geração e ganho três títulos, viu seu nome junto às críticas em qualquer revés.
Jorge Jesus descartado e Ramírez como opção a Renato Gaúcho
Apesar de Renato Gaúcho seguir como o “plano A” do Flamengo, torcedores do Flamengo especularam a volta de Jorge Jesus como opção. Entretanto, não há nenhuma possibilidade neste momento. Também vivendo uma profunda crise, o Benfica teve seu presidente detido por fraude fiscal. Mas segundo a imprensa local, são remotas as possibilidades do Mister deixar o cargo por conta da sua importância.
CONFIRA: Em áudio vazado, Rogério Ceni é criticado por analista de scout e expõe racha no Flamengo
Contudo, o maior entrave é financeiro. À época da sua contratação, o Flamengo apostou em um Jesus que estava desempregado e em euros. Agora, com a moeda ainda mais valorizada, toda a negociação é quase fora da realidade rubro-negra. O que também dificultaria a chegada de um outro europeu que esteja no continente.
Não é o caso de Miguél Ángel Ramírez. O espanhol acertou recentemente com o Charlotte, da Major League Soccer. A sua chegada é vista como difícil por esta razão. Mas a avaliação da diretoria do rubro-negra é de que uma proposta do Flamengo, atualmente um dos mais importantes da América do Sul, o convença.
Ao contrário do que aconteceria com Renato Gaúcho, Marcos Braz deseja que o técnico chegue com sua comissão técnica completa. Isso porque, segundo o Mundo Bola apurou, o trabalho precisa ser com a filosofia completa de Ramírez.