Renato Gaúcho reascende polêmica de inesquecível Flamengo x Vasco

06/02/2024, 20:07
Renato Gaúcho relembra lance polêmico com Valdir Papel durante clássico na Copa do Brasil entre Flamengo e Vasco

O ex-jogador e ex-técnico do Flamengo, Renato Gaúcho, concedeu uma entrevista ao ge para o quadro “Abre Aspas”. Com o objetivo de destrinchar momentos de sua vida pessoal e profissional, o treinador reviveu um dos lances mais polêmicos de sua carreira. Protagonizado em um emblemático Flamengo x Vasco na final da copa do Brasil, Gaúcho novamente expressou sua opinião sobre o tema.

Na ocasião, o Flamengo havia vencido o confronto inicial da decisão por 2 a 0 e iria com uma grande vantagem para o segundo jogo. Renato Gaúcho, que era o treinador do Vasco na época, decidiu começar com Valdir Papel no ataque, em busca de reverter o placar. No entanto, ainda no começo do primeiro tempo, Valdir acertou Léo Moura com uma falta violenta, sendo expulso logo em seguida.

Renato Gaúcho conta que deixou Corinthians de lado para jogar no Fla

Renato Gaúcho ficou irritado com a postura do jogador, e o empurrou na saída de campo, sendo alvo de críticas pela imprensa e pelos próprios torcedores. Ao ser perguntado sobre o episódio, Renato negou a agressão, justificando o ato como uma forma de acelerar a saída de Valdir, além de alegar que a expulsão foi injusta.

“Cara, mas ali não fiz nada de mais. Os caras acham que fui brigar com ele ali. Não. Ele foi expulso, injustamente, porque os caras do Flamengo pressionaram por todos os lados. […] E aí ele foi tentar se explicar. Eu falei: “sai daqui, vai para o vestiário”. Eu tentei tirar ele, não é que eu fui para agredir. Então eu falei: “sai daqui”. Foi na emoção, entendeu? Foi logo no início do jogo, inclusive, foi numa final.” Disse o técnico.

Após a expulsão, o Flamengo marcou com Juan no primeiro tempo, e fechou o jogo com um 1 a 0. Com um placar agregado de 3 a 0, o Flamengo se sagrou o campeão da Copa do Brasil, a segunda conquista da competição pelo clube na época.

Renato Gaúcho foi bem sucedido como jogador, mas não teve o mesmo destino como técnico do Flamengo

Como ex-jogador do rubro-negro, Renato Gaúcho conquistou o Campeonato Brasileiro de 1987 e a Copa do Brasil de 1990, porém à beira do gramado, Gaúcho não obteve o mesmo sucesso. Com passagem pelo clube durante o ano de 2021, Renato teve um começo eufórico no comando do time, que aos poucos, foi perdendo o gás.

Com 37 jogos à frente do Fla, o aproveitamento foi de 72%, muito acima dos técnicos Rogério Ceni (59,3%) e Domenéc Torrent (64,1%), entretanto o peso dos insucessos geraram a demissão de Renato. Uma eliminação nas semifinais da Copa do Brasil e derrota na final da Libertadores contribuíram para que ele não se mantivesse muito tempo no cargo.


Partilha