Renato Gaúcho conta que deixou Corinthians de lado para jogar no Fla
Antes de ser técnico do Flamengo em 2021, Renato Gaúcho foi campeão na Gávea como jogador. O atacante teve quatro passagens pelo Mengão, sendo a primeira delas em 1987 e 88. Naquela época, Renato recusou o Corinthians e superou até “sequestro” de empresário em hotel para fechar com o Flamengo.
A história foi contada por Renato Gaúcho no ‘Abre Aspas’, programa do GE. O ex-jogador revelou que o empresário italiano Antonio Caliendo fez força para o levar para o Corinthians. Porém, uma ligação mais do que especial mudou os planos de Renato.
➕ Guerrero cita Flamengo, diz que acompanha clube e se declara
“O Caliendo queria me levar para o Corinthians. Ele me levou para São Paulo. E me deixou no hotel. ‘Não sai daqui, deixa eu resolver’. Naquela época, eu falei: ‘tá bom, eu fico aqui’. Fiquei dois, três dias no hotel em São Paulo. Aí nisso o Brasil todo começou a falar que meu passe estava na federação, coisa assim, e aí o Flamengo se interessou. Na época, eu lembro que o pessoal do Flamengo começou a me ligar. Leandro, Zico, Mozer: ‘pô, vem para cá, vem para cá…’. Aí falei para o Caliendo: ‘eu quero ir para o Flamengo'”.
Renato já declarou que Zico é seu grande ídolo no futebol. Sendo assim, a influência do Rei foi fundamental para o craque desistir do Corinthians e assinar com o Flamengo. Portaluppi convenceu Caliendo, foi “salvo” do hotel e partiu para o Rio, onde encontrou Márcio Braga, presidente do Fla na época.
“Eu estava meio que sequestrado mesmo num hotel em São Paulo. Eu falei: ‘olha, me leva, quero sair daqui’. Ele me tirou, me levou para o Rio, aí era o Márcio Braga na época o presidente. Aí me acertei e fiquei no Flamengo. Tanto Flamengo como o Corinthians me queriam na época e meu passe estava na federação. O Flamengo chegou e depositou”, lembrou.
Renato Gaúcho lembra de ajuda de Zico no Flamengo
Conhecido pela sua paixão pelas noites e praias cariocas, Renato Gaúcho já passou por poucas e boas enquanto era jogador. No Flamengo, não foi diferente. Para se livrar da bronca, o ex-atacante contava com a ajuda de Zico, ídolo máximo do clube.
“Eu tinha 24 anos quando fui para o Flamengo. Comecei a ir para a praia, a ver o pessoal jogando futevôlei, aí me encantei. Aprendi logo a jogar futevôlei. Muitas vezes os caras do Flamengo ficavam malucos comigo. Eu chegava de sunga no treino. Saía direto da praia, cheio de areia, chegava lá, tomava banho rápido, ia para o treino e para o jogo. Aí o Zico dizia: ‘deixa, deixa. Ele se sente bem assim. Deixa ele'”, comentou Renato.
Renato Gaúcho defendeu o Flamengo em 210 jogos, somando suas quatro passagens pela Gávea como jogador. Foram 68 gols com o Manto Sagrado e incríveis 23 títulos, incluindo torneios já extintos hoje em dia. O de maior expressão foi a conquista do Campeonato Brasileiro de 1987, ao lado de Zico, Leandro, Andrade, Zinho e outros jogadores históricos.