Renato Gaúcho cita Flamengo e desabafa após eliminação na Copa nos EUA

O técnico Renato Gaúcho voltou a falar da questão financeira para justificar a eliminação do Fluminense na Copa do Mundo de Clubes. Portaluppi lamentou o fato do Chelsea ter feito o investimento em João Pedro, durante a competição, e citou que o poder europeu é impossível de ser alcançado até pelo Flamengo.
➕ Torcedores do Chelsea elegem adversário mais difícil da Copa do Mundo de Clubes
"Não adianta os brasileiros quererem competir com os europeus em termos financeiros. Se eu não me engano, o João Pedro custou mais de R$ 400 milhões ao Chelsea. Inviável para qualquer clube brasileiro. Até para Flamengo, Palmeiras, Botafogo... Não dá para competir na parte financeira. Os brasileiros formam jogadores para vender para a Europa para sobreviver. Essa é uma realidade desde a minha época de jogador", disse Renato.

+18 | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Na sequência, o treinador do time das Laranjeiras elogiou o desempenho de todos os times do Brasil na competição. Flamengo e Botafogo foram eliminados nas oitavas, enquanto o Palmeiras caiu nas quartas e o Fluminense na semifinal.
"Eu acho que a credibilidade voltou bastante forte para o futebol brasileiro. Pelas grandes equipes, tanto o Flamengo, o Botafogo e o Palmeiras. Agora, o Fluminense chegando à semifinal. Em termos de Europa, não só o mundo, mas que o Brasil possa olhar com outros olhos o treinador brasileiro. Valorizar mais os treinadores brasileiros também", acrescentou.
Renato Gaúcho pede valorização dos treinadores brasileiros no mundo
"Nada contra os estrangeiros, tem espaço para todo mundo, mas muita gente fala só dos estrangeiros e dão pouco interesse para os brasileiros. Acho que o mundial fez os brasileiros subirem na cotação. Que a gente tenha um pouco mais de respeito com os treinadores brasileiros. Sei que isso é difícil, mas espero que aconteça", finalizou.
Além do Bayern enfrentamos o próprio Flamengo hoje.
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) June 30, 2025
Triste dar adeus. Mais triste ainda é sair da Copa do Mundo sabendo que dava. Dava pra sonhar mais. Dava pra escrever uma história ainda maior. 😔
Marcamos dois no Bayern. Tivemos chances reais. Jogamos pra frente. Mas… pic.twitter.com/7xx6Xqa34W