Renato Augusto no Fluminense: relembre outros atletas da base rubro-negra que jogaram nas Laranjeiras
Com a temporada de 2024 batendo na porta, os clubes do futebol brasileiro estão atrás de reforços no mercado da bola. Um deles é o Fluminense, que no último sábado (5) anunciou a contratação de Renato Augusto, ex-jogador do Corinthians e revelado pelo Flamengo. Nesse sentido, o MRN trouxe alguns jogadores da base rubro-negra com passagens recentes pelo rival das Laranjeiras.
Renato Augusto fez sua estreia entre os profissionais do Flamengo em 2005, curiosamente contra o Corinthians. Pelo Maior do Rio, o meia conquistou a Copa do Brasil de 2006 e os Campeonatos Cariocas de 2007 e 2008.
Leia mais: CBF divulga datas e detalhes da Copa do Brasil 2024
Além de Renato Augusto, a lista contém outros nomes também conhecidos nos gramados do futebol brasileiro. Confira o restante:
Luiz Alberto
O zagueiro revelado pelo Flamengo possui longo histórico com o Manto Rubro-Negro. Luiz Alberto jogou pelo clube carioca entre os anos de 1993 e 2000, chegando a formar dupla de zaga com o ídolo Juan. No período, foram diversos títulos conquistados. Entre eles estão a Copa Ouro Sul-Americana, Copa dos Campeões Mundiais e a Copa Mercosul, além de três cariocas (1996, 1999 e 2000).
Em 2000, Luiz Alberto foi vendido ao Saint-Etienne-FRA. Na sequência, teve passagens pelo futebol espanhol e outros clubes brasileiros, até que chegou ao Fluminense, já no ano de 2007.
Felipe Melo
Apesar de ter sido revelado pelo Volta Redonda, Felipe Melo fez sua estreia como profissional pelo Flamengo, em 2001. Naquele ano, inclusive, conquistou o Campeonato Carioca e a Copa dos Campeões. Após sair do Rubro-Negro, já em 2003, Felipe teve passagens por diversos clubes do futebol brasileiro e europeu, além de representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010.
Depois de sua volta da Europa, o volante chegou ao Palmeiras, onde conquistou títulos importantes como a Libertadores (2 vezes), o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Em seguida, Felipe enfim chegou ao Fluminense, onde também conquistou a Libertadores.
Kayke
O atacante era tido como uma das principais promessas da base do Flamengo, por onde marcou 280 gols. No entanto, após ser promovido ao profissional do clube em 2007, jogou poucas partidas e acabou tomando novos rumos na carreira.
Depois de passagens pelo futebol sueco e dinamarquês, Kayke até retornou ao Mais Querido antes de chegar ao Fluminense em 2018, mas novamente sem sucesso. Atualmente o atacante defende a Chapecoense.
Egídio
Revelado pelo Flamengo em 2005, Egídio nunca se firmou no clube. O lateral passou por uma onda de empréstimos até chegar em definitivo ao Cruzeiro, onde conquistou os Campeonatos Brasileiros de 2013 e 2014. Em seguida, foi para o futebol ucraniano, mas logo retornou ao Brasil para jogar pelo Palmeiras.
Após nova passagem pelo Cruzeiro, Egídio chegou ao Fluminense em 2020. Atualmente o jogador defende o Tombense.
Jorge
Assim como Egídio, Jorge foi outro lateral-esquerdo revelado no Flamengo com passagem pelo rival das Laranjeiras. Depois de se destacar no profissional do Rubro-Negro em 2014, o lateral foi para o Mônaco, da França, onde ficou por quatro anos. Em sua volta ao futebol brasileiro, teve breve estadia no Fluminense e atualmente defende o Santos.
Jean
Revelado pelo Flamengo, Jean foi destaque no Carioca de 2004 ao marcar três gols na final contra o Vasco, garantindo o título rubro-negro. No ano seguinte, o jogador deixou o Flamengo e passou por diversos clubes do futebol brasileiro até chegar ao Fluminense, incluindo Corinthians, Vasco e Santos.
Fabinho
Finalizando a lista, Fabinho iniciou sua carreira em 1984. Pelo Flamengo, o atleta esteve em campo ao lado de lendas como Djalminha, Marcelinho Carioca e Paulo Nunes, além de conquistar a Copa São Paulo de Futebol Junior (1990), o Campeonato Carioca (1991) e o Campeonato Brasileiro (1992).
Após sua saída da Gávea, Fabinho teve passagens por Cruzeiro e Grêmio, até chegar ao Fluminense em 2002.