Renato Augusto dá conselho a jovens da base após amasso do Flamengo sobre Bayer

Presente à Gávea para acompanhar o amistoso entre o Flamengo Sub-20 e o Bayer Leverkusen-ALE — que terminou em 5 a 1 para o Rubro-Negro — o meia Renato Augusto relembrou os tempos de base no Mais Querido.
➕ Revelado pelo Flamengo, Renato Augusto vive nostalgia ao retornar à Gávea
Revelado pelo clube, o jogador — que não defende nenhum time no momento, aos 37 anos — fez algumas comparações entre a realidade da época e a atual, com o Flamengo consolidado como uma das maiores potências financeiras do Brasil.

+18 | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
"É difícil falar porque, quando subi ao profissional, o clube era meio que obrigado a buscar alguma coisa, financeiramente era bem abaixo do que é hoje. O clube tinha que tentar achar soluções dentro do próprio plantel", explicou Renato Augusto.
Renato Augusto estreou nos profissionais do Flamengo em 2005, fazendo apenas duas partidas, mas se firmou no time de cima a partir do ano seguinte. Com o poderio do Rubro-Negro nos dias atuais, o meia admitiu que a missão de se adaptar ao elenco profissional pode ser ingrata para os mais jovens.
"E hoje não, o clube tem uma situação financeira já resolvida e pode contratar jogadores. E a cobrança pelo título vai ser sempre grande, então, você tem que trazer os melhores. É uma situação difícil", disse.
Jogador dá conselho aos Garotos do Ninho
Para o jogador, porém, a paciência é vital na caminhada dos jovens que deixam as categorias de base. Muito mais do que contar com a sorte de ter uma oportunidade, os atletas precisam estar preparados para aproveitar o chamado quando ele vier.
"O que posso falar é que às vezes o menino tem que ter um pouco mais de paciência. Aproveitar oportunidades, principalmente. Tive um treinador que falava: 'Todo mundo fala que é sorte. Na verdade, não é sorte — a sorte nada mais é que o preparo mais a oportunidade'", frisou.
Hoje com a experiência de quem jogou em três continentes, Renato Augusto ressaltou que o mais importante para os crias é estarem sempre prontos para agarrar a primeira chance que surgir.
"O cara está preparado, teve oportunidade e todo mundo fala que foi sorte. Então, posso falar isso: se prepara, que uma hora a oportunidade chega", finalizou Renato Augusto.