Renato Abreu conta curiosidade sobre icônica comemoração do Urubu-rei

30/10/2023, 12:21
Renato Abreu relembra como aconteceu a comemoração do Urubu Rei pelo Flamengo na final do Carioca de 2007

Jogador histórico do Flamengo, Renato Abreu conquistou o coração dos torcedores rubro-negros com uma comemoração memorável. O meia inovou em 2007, ao fazer uma menção especial ao mascote do Flamengo na final do Campeonato Carioca. Até hoje, Renato é conhecido como o Urubu-rei da Nação.

Em entrevista a FlaTV, o lendário cobrador de faltas relembrou da história por trás da comemoração icônica no primeiro jogo da final do Estadual contra o Botafogo. De acordo com Renato Abreu, quem confeccionou a máscara de urubu foi sua esposa, e ninguém do elenco sabia dos seus planos.

Leia mais: Renato Abreu sorri ao falar do Flamengo em Orlando

“Eu pedi para a minha esposa comprar uma máscara. Mas não tinha de urubu, só tinha de uma galinha. Aí falei para ela cortar, costurar e pintar de preto. Ela perguntou o que eu ia fazer, mas pedi só para ela pintar e levar na concentração. Ainda disse para ninguém ver e saber o que eu estava fazendo. Porque se não desse certo, eu iria passar vergonha”, revelou.

Festa da torcida motivou Renato Abreu a comemorar gol de empate

Em seguida, Abreu relata que quase a comemoração não acontecia. O Botafogo chegou a colocar dois gols de vantagem no placar, e o meia empatou para o Flamengo aos 17 minutos do segundo tempo. Mesmo com o rival encaminhando o título, Renato comemorou o gol e mostrou sua máscara do Urubu-rei.

“Coloquei a máscara no meu calção, já no vestiário. Só que aí, nós tomamos dois gols e saímos perdendo. Eu já pensei, ‘agora melou’. Passou um tempo, eu sofri um pênalti, converti e a torcida do Flamengo inflamou. Naquela de inflamar lá fora, eu inflamei em campo. Sem pensar, eu tirei a máscara e fiz a comemoração. O Renato Augusto até me deu uma olhada e perguntou o que eu estava fazendo”, recorda.

A festa de Renato Abreu deu sorte para o Mengão. Após o meia marcar de pênalti, Souza fez e deixou tudo igual no Maracanã. No segundo jogo da final, o placar de 2 a 2 se repetiu, e Flamengo e Botafogo decidiram o Campeonato Carioca de 2007 nos pênaltis. O alvinegro perdeu dois, e o Rubro-Negro de Renato Abreu não desperdiçou nenhum para ficar com a taça.

Urubu-rei fala de amor pelo Flamengo

Apesar de ter defendido outros oito clubes nos seus 15 anos de carreira, Abreu tem um carinho especial pelo Flamengo. Afinal, foi na Gávea que o ex-meio-campista conquistou suas principais glórias, como as duas Copas do Brasil (2006 e 2013). Renato Abreu revela que não apenas ele tem um carinho especial pelo Flamengo, como sua família é declaradamente rubro-negra.

“O Flamengo está na minha vida, assim como os outros clubes. Mas o Flamengo é especial, porque é um carinho imenso que eu tenho. A única coisa que eu não tive a oportunidade foi de entrar em campo com minhas três filhas, que era o meu sonho. Mas hoje elas são Flamengo ‘doentes’ e acompanham os jogos”.


Partilha