Vou começar esse texto dizendo que fico muitíssimo chateada por ver pessoas como Renata Ruel, que ocupam um espaço tão importante numa emissora como a ESPN Brasil, usando de sua influência para espalhar desinformação a respeito da expulsão de Gabigol, no jogo do Flamengo contra o Ceará, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Devida a credibilidade que lhe é dada, Renata Ruel conseguiu criar uma falsa narrativa com apenas dois posts. Assim, “o árbitro protegeu a jogada, que ficou limpa para o atleta do Flamengo sair jogando”. Automaticamente a estória foi comprada por torcedores de outros times.
Não deixe de conferir: Gafe ou maldade? Renata Ruel vende falsa narrativa de ajuda de juiz ao Flamengo; entenda
Vale destacar que a comentarista de arbitragem autora dos posts acima, estava comentando um jogo da Premier League pela ESPN Brasil (Manchester United x Arsenal) durante Flamengo x Ceará. Portanto, ao que tudo indica, ela nem fez o esforço de ver o lance completo. Renata só pegou um recorte de três segundos e postou fora de contexto.
Sobre o lance em questão: o clima do jogo estava quente. O árbitro apitou uma falta e fez a “proteção” porque tentava evitar uma possível briga entre os atletas. Gabigol tentava cobrar a falta rapidamente e perdeu a cabeça, então chutou a bola com força e ela resvalou no jogador do Ceará, que estava atrapalhando o reinício da jogada.
O juiz poderia deixar o jogo seguir, mas decidiu “amarelar” pela segunda vez Gabigol que foi expulso. Isso mesmo! O árbitro, que de acordo com as pessoas estava tentando beneficiar o Flamengo, expulsou o jogador rubro-negro no lance.
Além disso, o Flamengo tinha outro jogador pendurado com dois amarelos. Pedro, que não tem histórico nenhum de indisciplina, também foi advertido por reclamação e está fora do próximo jogo. Com isso, o Flamengo fica sem seus dois principais atacantes para o duelo contra o Goiás.
De acordo com muitos, influenciados pelo post de Renata, o juizão da partida teria “beneficiado” o Flamengo, quando na realidade deixou a cera feita pelo time cearense rolar solta! Tivemos na partida pouco mais de 50% de bola rolando em um duelo tomado pelo anti-jogo descarado.
Leia também: Renata Ruel ataca Mauro Cezar e comentarista se defende
Por qual razão fiz esse texto? Porque é normal vermos torcedores sendo clubistas, contudo, quando pessoas com influência vestem o disfarce de imparciais, mas claramente abrem mão do profissionalismo em posts que alimentam falsas narrativas, algo tem que ser feito.
Se aproveitar do status de especialista em importantes espaços para criar teorias da conspiração é algo grave. Como eu disse, os torcedores têm o direito de colocar os interesses do seu clube acima de tudo, mas um profissional não pode fazer isso.
Haverá uma retratação por parte de Renata?
Mônica Alves é pós-graduanda em Jornalismo Esportivo. Siga no Twitter: @monicaalvesf