Renan pede demissão da Seleção e Bernardinho pode reassumir

A Seleção Brasileira de Voleibol foi surpreendida neste domingo (8). Isso porque, após o Brasil vencer a Itália por 3 sets a 2 no Maracanãzinho, Renan Dal Zotto anunciou sua despedida do cargo de técnico da Seleção. Assim, Renan não comandará o Brasil nas próximas Olimpíadas, e Bernardinho pode voltar ao cargo.
Dal Zotto era técnico da Seleção de vôlei desde 2017. No entanto, o desempenho do Brasil na Liga das Nações, caindo nas quartas de final, e também no Sul-Americano, com um vice inédito para a Argentina. Renan, porém, garantiu o principal objetivo da Seleção: a vaga para os jogos de Paris 2024.
Leia mais: Rebeca e Flávia fazem dobradinha histórica no Mundial de ginástica
De acordo com o agora ex-treinador do Brasil, essa decisão foi tomado por motivos familiares e de saúde. Renan, no entanto, garante que seguirá nos bastidores do vôlei, mas não no cargo principal. E quem possivelmente assumirá o lugar de Renan Dal Zotto é Bernardinho, justamente seu antecessor.
Atualmente, Bernardinho é coordenador de seleções, assim como comanda o vôlei do Sesc-Flamengo desde 2020. No entanto, o seu legado como técnico da Seleção Brasileira o coloca como nome quase unânime para buscar mais uma medalha olímpica. Isso porque, Bernardinho já conquistou bronze com a feminina, além dos dois ouros e duas pratas com a masculina.
Cotado na Seleção, Bernardinho se colocou à disposição para ajudar no futebol do Flamengo
Independente do esporte em que trabalha, Bernardinho é mundialmente conhecido pela sua capacidade técnica e de liderança. Assim, o treinador avaliou a temporada caótica do Flamengo no futebol e surpreendeu ao se colocar à disposição para ajudar o clube. Porém, o comentário de Bernardinho aconteceu antes da sua volta ser ventilada na Seleção de vôlei.
“Eu não tenho a pretensão, eu sou apenas um dos 200 milhões de brasileiros que acham que entende de futebol. Então, eu não tenho a pretensão de ser treinador de futebol. Nunca serei. Mas é diferente de você ser um head coach. Se você me chama para coordenar um staff, para dirigir uma equipe de futebol, por exemplo, eu tenho condições. Head coach tem um conhecimento geral, e coordena seus treinadores. Com uma visão clara”, disse o multicampeão em setembro.