Relembre jogos marcantes do Flamengo no dia do seu aniversário
Em seus 128 anos de história repletos de conquistas, o Flamengo deu muitas alegrias aos seus torcedores. Além de erguer todos os títulos possíveis, o Maior do Brasil protagonizou jogos marcantes que certamente ficarão para sempre na memória dos rubro-negros.
De sonora goleada no Carioca a jogo crucial em corrida por título, o Mais Querido coleciona grandes histórias para contar sobre jogos no dia do seu aniversário. Confira:
Leia mais: Flamengo faz aniversário mais perto de estádio em duas frentes
1940 – Flamengo 6 × 0 São Cristóvão (Estadual)
Em seu aniversário de 45 anos, o Flamengo obteve uma vitória expressiva na Gávea, derrotando o São Cristóvão por 6 a 0 em partida válida pelo Campeonato Estadual. Sob o comando do técnico Flávio Costa, o time titular contava com alguns jogadores marcantes, como Domingos da Guia, Zizinho e Leônidas da Silva, este, o grande nome da partida.
Ao todo, Leônidas balançou as redes quatro vezes. Os outros dois gols foram marcados por Zizinho e Artigas, que entrou no decorrer do duelo após expulsão do argentino Carlos Volante.
1963 – Flamengo 4 × 3 Vasco (Estadual)
Em jogo agitado, válido pela 8ª rodada do segundo turno do Estadual, vitória importantíssima na reta final da disputa. Após derrotar o rival de São Januário em pleno Maracanã, o Rubro-Negro entrou em campo por mais quatro rodadas, com três vitórias e um empate, se sagrando campeão carioca de 1963.
O time comandado por Flávio Costa teve seus gols marcados por Mário Braga Gadelha, mais conhecido como Babá e o eterno Moacir, meio-campista revelado pelo Flamengo que foi o nome da partida, marcando três gols naquela ocasião.
1981 – Flamengo 3 × 1 Fluminense (Estadual)
No ano mais marcante de toda sua história e diante de quase 110 mil torcedores, o Maior do Rio bateu o clube das Laranjeiras por 3×1 em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Carioca, mais uma vez conquistado pelo Flamengo.
Com gols de Nunes, Lico e Tita, a vitória do Mengão precedia dois dos mais importantes títulos de sua história. Oito dias após a vitória no clássico, o Rubro-Negro conquistava sua primeira Libertadores e, pouco menos de um mês depois, cravava seu nome na história com o atropelo em cima do Liverpool, da Inglaterra, pelo título do Mundial de Clubes de 1981.
2003 – Flamengo 2 × 1 Racing (Taça Desafio 50 anos da Petrobrás)
A Taça Desafio 50 anos da Petrobrás marcou o encontro entre Flamengo e Racing, comemorativa não apenas pelo aniversário de 108 anos do clube rubro-negro, mas também pelos 50 anos da Petrobrás, na época patrocinadora de ambas as equipes.
O time foi comandado pelo técnico Waldemar Lemos, protagonista de um dos episódios mais icônicos da história do clube. André Gomes e Edílson marcaram para o Flamengo, que conquistou a taça do torneio disputado em jogo único.
2009 – Flamengo 2 × 0 Náutico (Campeonato Brasileiro)
Há exatos 14 anos e em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Mais Querido dava mais um passo rumo ao que foi uma arrancada épica em direção ao hexa do Flamengo.
Com gols de Petkovic e Adriano, a vitória rubro-negra sob o time do Náutico foi de extrema importância visando a conquista do título de 2009. Apesar de figurar entre os últimos colocados do torneio naquele ano, o time nordestino era conhecido por sempre fazer jogo duro atuando no Estádio dos Aflitos.
Com a vitória, o Flamengo chegou à vice-liderança, com 60 pontos, dois de distância do líder São Paulo. Reforçando o poder de reação do time no campeonato, os três pontos conquistados na partida também levaram o time a liderança do returno. Além disso, o gol marcado por Adriano o levou ao topo da artilharia da competição, posto que o Imperador manteve até o fim da campanha que terminou em título do Rubro-Negro.
Retrospecto geral
Ao longo das 35 partidas disputadas em sua data de aniversário, o Flamengo acumulou 18 vitórias, 10 empates e 7 derrotas. Nestes jogos, o Maior do Brasil balançou as redes 81 vezes (média de 2,31 gols por jogo). Além disso, concedeu 55 gols (média de 1,57 por partida).
Totalizando seis duelos, o adversário mais frequente do Flamengo nestas datas foi o Fluminense. O histórico dos confrontos é equilibrado, com duas vitórias para cada lado, além de dois empates.