Em época de Natal, todos ficam aguardando por aquele presentão. Mas o Flamengo, quando entrou em campo na data especial, sempre deixou a desejar aos seus torcedores. Foram apenas três jogos na véspera ou no dia de Natal, e todos terminaram em derrota para o Rubro-Negro.
O dia virou sinônimo de “azar” para o Flamengo. Para quem acredita em superstição, a boa notícia é que o Mais Querido deixou de jogar em datas natalinas há muitos anos. O último jogo do Mengão no Natal foi ainda na década de 30. Através dos registros do site Flaestatística, o MRN te relembra as únicas três vezes que o Fla entrou em campo nessa época:
Leia mais: Basquete do Flamengo pode dar presente de Natal à Nação
Flamengo 1×3 América – 1918
Em 25 de dezembro de 1918, o Flamengo recebia o América-RJ na Rua Paissandú pelo Campeonato Carioca. Na ocasião, o Rubro-Negro tinha apenas seis anos praticando futebol. A derrota foi inevitável para o mais experiente América naquele dia. O Mais Querido perdeu por 3 a 1, com Nery marcando o único gol rubro-negro.
Flamengo 0x1 América – 1938
Exatos 20 anos depois, o América-RJ voltaria a castigar o Flamengo em pleno Natal. Dessa vez, as equipes se enfrentaram na Gávea, pelo estadual. O Mengão, liderado pelo histórico técnico Flávio Costa e com Leônidas da Silva no ataque, não conseguiu bater o América. Os visitantes venceram o Fla por 1 a 0.
Flamengo 3×4 Independiente – 1939
Já em 1939, o Flamengo entrava em ação pela última vez em época natalina. Era o dia 24 de dezembro, véspera de Natal, quando o Rubro-Negro recebeu o Independiente em São Januário. Apesar do jogo não valer nada, já que não passava de um amistoso internacional, foi muito bem disputado. O craque Leônidas da Silva marcou 2 para o Mengão, e Jarbas fez mais um. Mas o Independiente da Argentina foi feliz e garantiu a vitória por 4 a 3.
Uma curiosidade é que Flamengo e Independiente voltariam a se enfrentar em outra data importante do calendário. As equipes se reencontram no dia 31 de dezembro daquele ano, ou seja, véspera de Ano Novo. Dessa vez, o Rubro-Negro foi feliz. Venceu por 2 a 1, com Leônidas marcando de novo e Gonzalez confirmando a vitória do Mengão.