Nesta sexta-feira (3), o maior ídolo da história do Flamengo completa mais um ano de vida. Arthur Antunes Coimbra, o Zico, completa 70 anos de idade. Para comemorar o aniversário do ídolo e aproveitar a proximidade do clássico contra o Vasco, o MRN relembra momentos marcantes do Galinho enfrentando o rival.
Artilheiro do Flamengo no clássico com 19 gols, Zico teve muitos jogos marcantes contra o cruzmaltino. Como por exemplo o segundo jogo das quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1983, que o próprio Zico cita como um jogo marcante. O camisa 10 marcou o gol de empate, que garantiu a classificação na campanha que rendeu o tricampeonato nacional para o Mengão.
Confira mais: Renato Veltri: Respeito e Comprometimento! Isso aqui é Flamengo
Gol de Rondinelli
Ao todo, 120.433 torcedores saíram de casa e foram ao Maracanã no dia 3 de dezembro de 1978. Flamengo e Vasco se enfrentavam pelo segundo turno do Campeonato Carioca. Dessa forma, o Flamengo, vencedor do primeiro turno, deixaria o Maracanã com a taça em caso de triunfo. Mas, além disso, o título representaria o início da vitoriosa “Era Zico”.
Entretanto, o time do Flamengo ainda não tinha a confiança de todos antes da final. Isso porque o Rubro-Negro estava há quatro anos sem vencer o título estadual e vivia sequência de cinco jogos sem marcar sobre o rival.
A partida foi tensa e o 0 a 0 parecia que não iria sair do placar para nenhum dos dois lados. No entanto, restando menos de cinco minutos para o fim do jogo, Zico ajeitou a bola com carinho para cobrança de escanteio. O Galinho bateu e Rondinelli subiu mais que Abel Braga para marcar e garantir o título do Mais Querido.
Jogo do ladrilheiro
Há 42 anos, Flamengo e Vasco se enfrentaram na decisão do Campeonato Carioca de 1981, que seria decidido em três partidas entre os rivais. O Mengão tinha vantagem na decisão e dependia de apenas um empate em qualquer partida para ficar com o título. Contudo, liderado por Roberto Dinamite, o Vasco venceu as duas primeiras partidas e forçou o jogo decisivo.
No dia 6 de dezembro, mais de 100 mil torcedores foram ao Maracanã acompanhar o confronto pela taça. O Flamengo logo abriu o placar com Adílio, que pegou a sobra na pequena área e marcou de pé direito. Em seguida, Zico começa a jogada que termina no gol de Nunes. O título que parecia certo para o Rubro Negro, contudo, Ticão diminuiu a vantagem e aumentou a tensão do jogo nos minutos finais.
Faltando cerca de sete minutos para o encerramento da partida, entra Roberto de Passos Pereira. O ladrilheiro torcedor do Mengão invadiu o gramado do Maracanã, esfriou completamente o ritmo da partida, o Flamengo manteve o resultado e conquistou o título.
Quartas de final Campeonato Brasileiro 1983
Campeão brasileiro de 1982, o Flamengo chegou ao Campeonato Brasileiro de 1983 com a missão de defender o título. Na época, Zico já havia se tornado um dos maiores jogadores de todos os tempos no clube. O Galinho já tinha conquistado: um Mundial, uma Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros e seis Cariocas.
Após passar pelas primeiras fase do torneio, o Flamengo teve que encarar o Vasco nas quartas de final. O Mengão venceu a primeira partida por 2 a 1 com gols de Adílio e Julio César e, assim, poderia perder o segundo jogo por até um gol de diferença.
A segunda partida aconteceu no dia 5 de maio, que marcou também o Dia das Mães de 1983. Com sua mãe na estádio, Zico marcou o gol do Flamengo no empate em 1 a 1 e garantiu a classificação na campanha que rendeu o tricampeonato nacional para o Mengão.
Jogo do Bujica
Na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro de 1989, o Flamengo reencontrou Bebeto pela primeira vez após a polêmica transferência para o Vasco da Gama. 59.076 pagantes estiveram presentes no Maracanã para assistir a partida. Aliás, esse público marcou o recorde da edição naquele ano.
Quando o jogo começou, os veteranos Zico e Júnior logo tomaram conta da partida com atuações de gala. O Mengão abriu o placar com o atacante Bujica, que aproveitou rebote após chute de Alcindo. Em seguida, foi a vez de Zico servir Bujica, o atacante marcou o segundo gol da vitória por 2 a 0 e foi o herói improvável deste jogo histórico.
19º gol e artilharia do Flamengo no clássico
Zico é o maior artilheiro do Clássico dos Milhões pelo lado do Flamengo. O Galinho possui 19 gols no maior rival e o clube cruzmaltino é uma das maiores vítimas que Zico fez ao longo da carreira. A última vez que o Galinho marcou contra o Vasco foi pelo Brasileirão de 1987.
Zico marcou gol de pênalti já no fim do jogo, após Zinho sofrer entrada violenta de zagueiro vascaíno. Como resultado, o Mengão venceu a partida por 2 a 1 e Zico atingiu a artilharia do Flamengo no Clássico dos Milhões, marca que pertence ao ídolo até hoje.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.