Relembre grandes momentos de Zico contra o Vasco

03/03/2023, 07:00
Zico comemorando gol pelo Flamengo

Nesta sexta-feira (3), o maior ídolo da história do Flamengo completa mais um ano de vida. Arthur Antunes Coimbra, o Zico, completa 70 anos de idade. Para comemorar o aniversário do ídolo e aproveitar a proximidade do clássico contra o Vasco, o MRN relembra momentos marcantes do Galinho enfrentando o rival.

Artilheiro do Flamengo no clássico com 19 gols, Zico teve muitos jogos marcantes contra o cruzmaltino. Como por exemplo o segundo jogo das quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1983, que o próprio Zico cita como um jogo marcante. O camisa 10 marcou o gol de empate, que garantiu a classificação na campanha que rendeu o tricampeonato nacional para o Mengão.

Confira mais: Renato Veltri: Respeito e Comprometimento! Isso aqui é Flamengo

Gol de Rondinelli

Ao todo, 120.433 torcedores saíram de casa e foram ao Maracanã no dia 3 de dezembro de 1978.  Flamengo e Vasco se enfrentavam pelo segundo turno do Campeonato Carioca. Dessa forma, o Flamengo, vencedor do primeiro turno, deixaria o Maracanã com a taça em caso de triunfo. Mas, além disso, o título representaria o início da vitoriosa “Era Zico”.

Entretanto, o time do Flamengo ainda não tinha a confiança de todos antes da final. Isso porque o Rubro-Negro estava há quatro anos sem vencer o título estadual e vivia sequência de cinco jogos sem marcar sobre o rival.

A partida foi tensa e o 0 a 0 parecia que não iria sair do placar para nenhum dos dois lados. No entanto, restando menos de cinco minutos para o fim do jogo, Zico ajeitou a bola com carinho para cobrança de escanteio. O Galinho bateu e Rondinelli subiu mais que Abel Braga para marcar e garantir o título do Mais Querido.

Jogo do ladrilheiro

Há 42 anos, Flamengo e Vasco se enfrentaram na decisão do Campeonato Carioca de 1981, que seria decidido em três partidas entre os rivais. O Mengão tinha vantagem na decisão e dependia de apenas um empate em qualquer partida para ficar com o título. Contudo, liderado por Roberto Dinamite, o Vasco venceu as duas primeiras partidas e forçou o jogo decisivo.

No dia 6 de dezembro, mais de 100 mil torcedores foram ao Maracanã acompanhar o confronto pela taça. O Flamengo logo abriu o placar com Adílio, que pegou a sobra na pequena área e marcou de pé direito. Em seguida, Zico começa a jogada que termina no gol de Nunes. O título que parecia certo para o Rubro Negro, contudo, Ticão diminuiu a vantagem e aumentou a tensão do jogo nos minutos finais.

Faltando cerca de sete minutos para o encerramento da partida, entra Roberto de Passos Pereira. O ladrilheiro torcedor do Mengão invadiu o gramado do Maracanã, esfriou completamente o ritmo da partida, o Flamengo manteve o resultado e conquistou o título.

Quartas de final Campeonato Brasileiro 1983

Campeão brasileiro de 1982, o Flamengo chegou ao Campeonato Brasileiro de 1983 com a missão de defender o título. Na época, Zico já havia se tornado um dos maiores jogadores de todos os tempos no clube. O Galinho já tinha conquistado: um Mundial, uma Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros e seis Cariocas.

Após passar pelas primeiras fase do torneio, o Flamengo teve que encarar o Vasco nas quartas de final. O Mengão venceu a primeira partida por 2 a 1 com gols de Adílio e Julio César e, assim, poderia perder o segundo jogo por até um gol de diferença.

A segunda partida aconteceu no dia 5 de maio, que marcou também o Dia das Mães de 1983. Com sua mãe na estádio, Zico marcou o gol do Flamengo no empate em 1 a 1 e garantiu a classificação na campanha que rendeu o tricampeonato nacional para o Mengão.

Jogo do Bujica

Na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro de 1989, o Flamengo reencontrou Bebeto pela primeira vez após a polêmica transferência para o Vasco da Gama. 59.076 pagantes estiveram presentes no Maracanã para assistir a partida. Aliás, esse público marcou o recorde da edição naquele ano.

Quando o jogo começou, os veteranos Zico e Júnior logo tomaram conta da partida com atuações de gala. O Mengão abriu o placar com o atacante Bujica, que aproveitou rebote após chute de Alcindo. Em seguida, foi a vez de Zico servir Bujica, o atacante marcou o segundo gol da vitória por 2 a 0 e foi o herói improvável deste jogo histórico.

19º gol e artilharia do Flamengo no clássico

Zico é o maior artilheiro do Clássico dos Milhões pelo lado do Flamengo. O Galinho possui 19 gols no maior rival e o clube cruzmaltino é uma das maiores vítimas que Zico fez ao longo da carreira. A última vez que o Galinho marcou contra o Vasco foi pelo Brasileirão de 1987.

Zico marcou gol de pênalti já no fim do jogo, após Zinho sofrer entrada violenta de zagueiro vascaíno. Como resultado, o Mengão venceu a partida por 2 a 1 e Zico atingiu a artilharia do Flamengo no Clássico dos Milhões, marca que pertence ao ídolo até hoje.


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.