Goleadas e 100%: relembre últimas estreias do Flamengo no Maracanã pela Libertadores

10/04/2024, 09:54
Pedro comemora gol sobre o Ñublense, no primeiro jogo do Flamengo no Maracanã pela Libertadores de 2023

O Flamengo fará sua primeira partida no Maracanã pela Libertadores de 2024 nesta quarta-feira (10), contra o Palestino (CHI), às 21h30. Participando do torneio continental pela oitava vez consecutiva, o Mengão venceu todas as estreias no Templo Sagrado dos últimos anos e possui histórico de goleadas ao lado da Nação.

Os 100% de aproveitamento do Flamengo no primeiro jogo no Maracanã vem acompanhado de saldo de gol positivo de 16. Isso porque os times rubro-negros marcaram total de 19 gols e sofreram apenas três em seis partidas, o representa média de 3 gols feitos por jogo e 0,5 sofrido.

➕: Flamengo precisa fazer valer mando de campo na Libertadores

Um fato curioso é que o Flamengo apenas enfrentou time argentinos, chilenos e equatorianos nesses jogos. Foram dois jogos contra times de cada país: os argentinos San Lorenzo e Talleres; os equatorianos LDU e Barcelona de Guayaquil e os chilenos Uninon La Calera e Ñublense.

Sendo assim, a partida desta quarta contra o Palestino será a terceira contra um time do Chile. Até o momento o histórico rubro-negro é de duas vitórias, com seis gols marcados e apenas um sofrido.

Importante destacar que, a partir de 2019, a estreia do Flamengo no Maracanã não aconteceu mais na primeira rodada da Libertadores. Isso porque o clube passou a ser cabeça de chave no sorteio da Conmebol e faz primeira jogo no torneio como visitante. Este ano, por exemplo, empatou com o Millonarios em Bogotá, na Colômbia.

Vale lembrar que o Flamengo estava proibido de mandar jogos no Maracanã no início da Libertadores de 2017 e fez estreia em casa no Engenhão, contra o River Plate. A partida terminou com empate em 2 a 2, mas não é considerada pelo levantamento no Templo Sagrado.

Relembre as estreias do Flamengo no Maracanã pela Libertadores desde 2017:

Flamengo 4 x 0 San Lorenzo-2017

A primeira partida da sequência foi na Libertadores de 2017. O resultado final na fase de grupos foi decepcionante, mas a estreia deixou os torcedores lotados de esperança. Isso porque o Mengão dominou o time argentino, apontado como uma das forças do grupo, e terminou a partida com goleada de 4 a 0.

Diego Ribas abriu o placar de falta e os outros gols foram marcados por Miguel Trauco, Rômulo e Gabriel Santana.

Flamengo 3 x 1 LDU- 2019

Partindo para o ano mágico de 2019, o primeiro jogo em casa foi mais uma vez com um concorrente direto pela vaga no mata-mata. Enfrentando a LDU, do Equador, o time rubro-negro contou novamente com a força de sua torcida e o conquistou placar final de 3 a 1 no Maracanã. Placar que não reflete a superioridade da equipe em campo, aliás.

O Fla construiu vitória com 70% de posse de bola, 634 passes trocados (contra 277 da LDU) e 14 finalizações. Os gols foram marcados por Everton Ribeiro, Gabigol e Uribe; veja:

Flamengo 3 x 0 Barcelona de Guayaquil- 2020

A grande festa do Flamengo com a torcida na vitória por 3 a 0 sobre o Barcelona de Guayaquil, no 11 de março de 2020, ficou marcada como a última do futebol brasileiro antes da pandemia de Covid-19. Ainda com liberação para encher o estádio, o time manteve a fase espetacular que apresentava e deu último show para a Nação. Após a partida, torcedores ficaram mais de um ano sem poder frequentar estádios.

Jogo que marcou também, consequentemente, a despedida do técnico Jorge Jesus do Maracanã lotado. Gustavo Henrique, Gabigol e Bruno Henrique foram os responsáveis pelos gols.

Flamengo 4 x 1 Union la Calera- 2021

A proibição de torcedores afetou grande parte das partidas da Libertadores de 2021, e o Fla fez primeira partida em casa em um Maracanã vazio. Ainda assim, conseguiu aplicar superioridade técnica sobre o Union La Calera, do Chile, e aplicou goleada por 4 a 1 com gols de Gabigol (2x), Arrascaeta e Pedro.

Flamengo 3 x 1 Talleres- 2022

O argentino Talleres certamente foi o adversário que mais dificultou para o Flamengo entre esses confrontos. A partida parecia dominada após Gabigol e Everton Ribeiro colarem vantagem de 2 a 0 no placar, mas o rival diminuiu a distância com um golaço e ameaçou buscar o empate.

Contudo, Everton Ribeiro estava em noite inspirada e apareceu na área adversária aos 15 do segundo tempo para marcar seu segundo no jogo e definir o placar.

Flamengo 2 x 0 Ñublense-2023

A estreia do técnico Jorge Sampaoli não deu qualquer indício dos péssimos resultados que estavam por vir, muito pelo contrário. O primeiro jogo com o argentino no comando ficou marcado por amplo domínio sobre o chileno Ñublense, que não finalizou na direção do gol em 90 minutos, e vitória por 2 a 0 com dois gols de Pedro.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.