Relatório mostra absurdos que Vinícius Júnior ouviu da torcida do Valencia
O CC (Comitê de Competição da Federação de Futebol Espanhola) fez um relatório sobre o último ataque racista sofrido por Vinícius Júnior, contra o Valencia, no último domingo (21). Assim, foram listados alguns insultos que Vini teve que ouvir no Estádio Mestalla. O mais óbvio foi a canção: ‘Vinícius, você é um macaco’, além da imitação do som do animal e gestos.
Mas não foi só isso. Outro insulto, por exemplo, foi: ‘Você é um preto de m****’. Por isso, o Valencia foi punido com cinco jogos de portões parcialmente fechados. Além disso, a multa de 45 mil euros também foi aplicada. Apesar de muito pouco, é a maior pena aplicada na Espanha contra um clube após caso de racismo de seus torcedores. Confira alguns insultos a Vinícius Júnior no Mestalla listados pelo Comitê:
Leia Mais: Imagem de Vinicius Júnior é depredada em mural no Bernabéu
- “Você é um preto de m***”.
- “Eu cago nos seus mortos, filho da p***”, diz um racista sobre a família de Vini.
- “Preto, você é um idiota”.
- “Vinícius idiota”.
- “Vinícius cachorro… Filho da p***”.
- Macaco, você é um macaco de m***”.
Eles ainda descrevem que o canto de ‘macaco’ aconteceu durante todo o jogo, principalmente quando o atleta tocava na bola. Além disso, todo o estádio encorou o cântico criminoso após a explosão de Vinícius Júnior, que apontou para um espanhol o acusando: “Você, foi você quem começou. Você me chamou de macaco primeiro”, dizia o jovem revelado pelo Mengão.
Valencia se irrita com punição por racismo contra Vinícius Júnior
O clube espanhol soltou uma nota oficial para discordar da decisão do Comitê, sendo conivente com o racismo de forma ridícula e fechando os olhos para os fatos. Isso porque o clube se preocupou mais com o bolso do que com as atitudes racistas de seus torcedores.
“O Valencia CF manifesta a sua total discordância e indignação pela sanção injusta e desproporcionada imposta pelo Comité de Competições ao Clube com o encerramento do Stand de Animação durante cinco jogos. O Valencia CF quer denunciar publicamente que nesta resolução do Comité de Competições “A competição da RFEF mostra evidências que contradizem o que dizem a Polícia Nacional e a LaLiga. Além disso, esta sanção é baseada em evidências que o Clube não pôde ver e sem nos dar uma audiência”, disse em nota.