Reinaldo Carneiro Bastos anuncia candidatura à presidência da CBF

Atualizado: 17/05/2025, 12:23
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, anunciou na manhã deste sábado que será candidato à presidência da CBF. A eleição está marcada para o próximo dia 25 de maio.

Flamengo deve pedir à CBF a desconvocação de Matheus Gonçalves; entenda

Em nota oficial, o dirigente afirmou já contar com o apoio de algumas federações e da maioria dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Manifestação de Reinaldo Carneiro Bastos como candidato à presidência — Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Segundo o "ge", pelo menos quatro federações estaduais já manifestaram apoio ao nome de Reinaldo: São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Mato Grosso. Agora, o presidente da FPF busca consolidar sua candidatura junto aos clubes, que se reúnem virtualmente neste sábado (17) para definir sua posição no pleito que decidirá o sucessor de Ednaldo Rodrigues.

A convocação das eleições foi feita pelo interventor judicial Fernando Sarney, após a destituição de Ednaldo na última quinta-feira (14). O pleito está marcado para um domingo de rodada do Brasileirão (25), e as chapas têm até o dia 20 para se inscrever.

Carneiro Bastos deve ter concorrência no pleito

O processo eleitoral se intensificou rapidamente. Um grupo formado por 19 federações estaduais divulgou um manifesto logo após a queda de Ednaldo e articula a candidatura de Samir Xaud, presidente eleito da Federação de Roraima, atualmente o nome mais mobilizador entre os representantes estaduais.

Enquanto isso, de acordo com o portal, além de Reinaldo, surge ainda uma possível “terceira via”, com conversas em torno de um nome de consenso: Luciano Hocsman, presidente da Federação Gaúcha de Futebol.

Insatisfeitos com a forma como têm sido marginalizados nas negociações, dirigentes dos clubes que integram a Libra e a Liga Forte Futebol (LFU) discutem os rumos do processo e cobram maior protagonismo. A movimentação dos clubes pode ser decisiva para o desfecho da eleição.

Atento a esse cenário, Samir Xaud enviou neste sábado um ofício à CBF pedindo que a data da eleição seja adiada para o dia 26, segunda-feira, para facilitar a participação dos dirigentes. A resposta de Sarney ainda não foi oficializada, mas a tendência é de que não haja resistência à mudança.

Coincidentemente, o mesmo dia da eleição (25) também está marcado para a apresentação oficial de Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira, além da convocação da equipe para os confrontos contra Equador e Paraguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Reinaldo é assumidamente rubro-negro

O presidente da Federação Paulista já afirmou publicamente que é torcedor do Flamengo. Veja abaixo:

 


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.