Registro mostra olheiro do Flamengo em rodada da Copinha

Atualizado: 07/01/2026, 19:13
Bill comemora gol colado no alambrado onde estava torcida do Flamengo em jogo contra o São Bernardo pela Copinha 2025

Fora da disputa da Copinha em 2026, o Flamengo se mantém próximo ao torneio em termos de observação. Com um elenco recheado de scouts enviados para a competição, disputada em uma série de sedes no interior de São Paulo, o Mais Querido marcou presença na rodada desta quarta-feira (7).

➕  Copinha 2026: ausência do Flamengo reflete nova estratégia de Bap para base

Isto porque o jornalista José Gustavo Felix registrou a presença do ex-jogador Jonhes Santos, que atualmente ocupa o posto de scout do Flamengo. Jonhes esteve na sede de Cosmópolis nesta quarta, que recebeu dois jogos: Cosmopolitano-SP x Red Bull Bragantino e São Luís-MA x Figueirense.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Antes de atuar no Flamengo como scout, Jonhes foi jogador profissional de futebol entre 2001 e 2012, com uma série de clubes brasileiros e estrangeiros na carreira. Natural de Goiânia, começou a carreira no Bandeirante-DF  passou por Ceilândia, Gama e Brasiliense antes de ir para o Pohang Steelers, da Coreia do Sul.

Depois, ainda vestiu as camisas de Tianjin Teda-CHN, Londrina, Unirea Alba Iulia-ROM, Fortaleza, CFZ, Capital e Sobradinho antes de se aposentar e iniciar os estudos para virar dirigente. Hoje, tem a licença Pro da CBF e é bacharel em Educação Física, além de olheiro do Flamengo.

Flamengo observa Copinha 2026 de perto

O Flamengo decidiu não disputar a Copinha de 2026 porque os jogadores do sub-20 vão integrar o time alternativo que abre o Campeonato Carioca. Assim, o entendimento foi de que não haveria como montar dois times competitivos para os dois torneios, e a preferência foi dada ao Estadual — para descansar a equipe principal.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Com isso, o clube enviou uma série de olheiros para acompanharem a competição em São Paulo, com 12 profissionais in loco espalhados pela Copinha. A intenção, claro, é mapear possíveis talentos para o futuro em um momento de modificação de processos de uniformização das categorias de base.

Enquanto a Copinha segue rolando a pleno vapor no interior de São Paulo, o Flamengo vive os últimos dias de férias antes da reapresentação, marcada para o dia 12 de janeiro (próxima segunda-feira). Um dia antes, o Mais Querido estreia com a equipe de jovens no Carioca, contra a Portuguesa-RJ, no Raulino de Oliveira. A bola rola a partir de 18h (horário de Brasília).

 

 


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.