Reforma do gramado do Maracanã levará Flamengo para Volta Redonda no Carioca 2022
O Mário Filho ficará fechado por volta de 80 dias após o fim do Campeonato Brasileiro. Dessa maneira, o último jogo no Maracanã será Fluminense x Chapecoense, na próxima quinta-feira (9). O Flamengo faz seu último jogo contra o Santos. Você pode obter todas as informações da partida aqui.
Além da manutenção anual prevista, a empresa gestora do estádio vai trocar o gramado por um outro. Com isso, é bem provável que o Fla jogue a maioria dos jogos do Estadual como mandante em Volta Redonda, no Estádio da Cidadania.
MRN informação: Flamengo encontra resistência além da esfera esportiva para repatriar Jorge Jesus
O gramado escolhido é composto por grama natural e sintética. É provável que o resultado seja próximo ao elogiado tapete da Arena Itaquera, comumente eleito o melhor campo do Brasil. Em “O Globo”, o CEO Severino Braga afirma que a grama sintética será de apenas 10%, o chamado gramado híbrido.
Assim como outra mudança é a volta da plantação no próprio estádio, que se regenera mais rápido do que a grama em rolo, plantada em fazendas e com custo maior de logística e aplicação. As perfurações para costurar a grama sintética melhora a qualidade do solo, já que estes canais viabilizam mais absorção de nutrientes e água.
A empresa contratada para o serviço é a suiça “GrassMax Systems” e a reforma deverá custar, de acordo com a reportagem, entre R$ 3 milhões a R$ 4 milhões. Quem vai pagar a reforma é a empresa criada por Flamengo e Fluminense, concessionários do estádio.
Quais os motivos para a rápida degradação do gramado do Maracanã?
De acordo com Severino Braga, o gramado sofre problemas estruturais. Um novo caimento e adição de areia, além do plantio da grama, farão parte da tentativa de melhorar a engenharia do piso.
Leia também depois: Flamengo e Atlético-MG podem decidir Supercopa do Brasil; entenda o regulamento
Boa parte do gramado passa cinco meses por ano na sombra. Esta falta de sol atrapalha demais o crescimento da grama antes de tudo. Dessa forma, a quantidade de jogos, cerca de 70 por ano, piora muito a qualidade do campo. Exite ainda a possibilidade desse número crescer ainda mais com jogos dfo Vasco em 2022.
— Não recomendo que mais um time jogue no Maracanã. Esta nova estrutura vai suportar a carga que temos hoje. Mais jogos será um absurdo, vai prejudicar demais a qualidade — alerta Braga.