Reforço do Fla, Lucas Mariano é suspenso por doping até 2025

14/12/2023, 21:10
Lucas Mariano, reforço do Flamengo, em ação pelo Franca

Lucas Mariano acertou com o Flamengo para ser o novo reforço a partir de fevereiro 2024. O pivô de 30 anos pegou uma suspensão por doping de oito meses, que valia de agosto de 2023 a abril de 2024. No entanto, em novo julgamento, o jogador teve a punição estendida para dois anos, até junho de 2025.

Leia mais: Na raça, Flamengo bate o Macabi na prorrogação e estreia com vitória na Champions

O Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) recorreu a pena branda de oito meses e entendeu que que o grau de culpa do Lucas Mariano foi considerado alto. Ou seja, foi afastada a hipótese de uma contaminação involuntária.

O pivô, quando atuava pelo Franca na temporada passada, testou positivo para os diuréticos furosemida e hidroclorotiazida e o inibidor de apetite sibutramina. O teste aconteceu em janeiro e somente em julho houve a suspensão provisória. Neste período, o atleta conquistou três importantes títulos: Super 8, BLCA (Champions League America) e NBB.

O Flamengo, justamente, acertou com o Lucas Mariano devido à pena de oito meses. Isso oportunizaria que o jogador chegasse para integrar o elenco no meio da temporada. Com a extensão para dois anos, o contrato deve ser invalidado.

Lucas Mariano recebeu oferta de acordo, mas optou pelo julgamento

Antes do julgamento do TJD-AD, Lucas Mariano recebeu uma oferta de acordo para cumprir 14 meses de gancho, mas não aceitou. O pivô optou pela decisão do Tribunal, que deu em uma suspensão por 24 meses. A pena começa a contar a partir do momento em que iniciou a suspensão provisória, ao fim do NBB 22/23.

De acordo com o Olhar Olímpico, do UOL, Lucas Mariano alegou que consumiu um produto para emagrecimento sem indicação médica e sem checar se era composto por substâncias proibidas.


Partilha
Fellipe Perdigão
Autor

Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!