Reforço do Flamengo, Allan é apaixonado por metodologia de Sampaoli
Após longa negociação, de acordo com Venê Casagrande, Allan, volante do Atlético-MG, é o novo reforço do Flamengo. Os clubes chegaram a um acordo nesta sexta-feira (23) e já encaminham a documentação. Allan trabalhou com Jorge Sampaoli durante a passagem do argentino pelo Atlético-MG, em 2020. O volante exaltou o trabalho do treinador em diversas oportunidades durante o período que trabalharam juntos.
Em 2020, o volante afirmou em entrevista ao GE que o trabalho do argentino é de nível europeu, além de destacar a importância do treinador na equipe. Na ocasião, o Atlético-MG, mesmo com elenco mais limitado em comparação ao atual, alcançou a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, três pontos atrás do Flamengo. Alguns dizem que o time de Sampaoli foi a base do time campeão em 2021.
Leia mais: Torcida do Atlético-MG relembra 81 em protesto contra venda de Allan ao Flamengo
A influência de Sampaoli no desempenho de Allan no Atlético
Allan era acostumado a jogar mais avançado antes de chegar ao Atlético. Porém, com a chegada de Sampaoli, o treinador recuou ele para a volância, que mesmo acostumado a jogar na posição, sentiu dificuldades no começo do trabalho.
Melhor adaptado à função, Allan voltou a elogiar o comandante, afirmando que o trabalho de Sampaoli era crucial para o funcionamento do time, e que melhorou muito desde que o treinador havia assumido o Atlético-MG. Allan disse que mais de 70% do desempenho do time vinha do trabalho do argentino. Além disso, afirmou estar mais completo em comparação a antes de trabalhar com as ideias do atual técnico do Flamengo.
“Mais de 70%. Eu estou vivendo uma coisa muito nova na minha carreira, em relação ao Sampaoli. É treinamento, é estilo de jogo, e isso vem me ajudando muito. Vem fazendo com que eu seja mais completo, venho adquirindo mais experiência, mais funções de atuar dentro de campo diferente do que eu conhecia” afirmou o volante.
Allan também completa dizendo que a influência do treinador foi muito além da sua posição: “E não só para mim como para o resto do elenco, isso agrega muito. E vai muito de o jogador querer entender e fazer parte desse processo”.
Volante foi peça fundamental do clube mineiro nos últimos anos
Após 50 anos, o Atlético-MG foi campeão brasileiro, em 2021, quando também conquistou a Copa do Brasil. Ainda que Sampaoli não estivesse mais no comando do clube, seu trabalho foi fundamental para a construção do time que foi campeão naquele ano. Allan, por exemplo, foi um dos melhores jogadores do Atlético-MG naquele ano. Dentre os jogadores de linha, ele dominou o meio -campo na temporada.
A equipe mineira não conquistou a Libertadores nesse período. Mesmo assim, Allan novamente foi destaque do Atlético-MG, tendo números impressionantes nas últimas 3 edições, tanto na marcação como na construção das jogadas. Em 2021, o Atlético-MG foi eliminado de forma invicta da competição, após enfrentar o Palmeiras, campeão daquela edição da Libertadores.
Do mesmo modo, antes de se lesionar em março deste ano, o volante manteve as boas atuações e se manteve líder em estatísticas do clube na pré-Libertadores.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.