Recuperação pós-lesão de Pedro inspira Bruno Henrique

12/06/2023, 12:41
Bruno Henrique e Pedro, grandes atacantes do Flamengo

O ídolo Bruno Henrique sofreu grave lesão e ficou fora por dez meses. Mas mesmo após o retorno no início do Brasileirão, contra o Coritiba, o atacante não vem tendo muitos minutos em campo para seguir o retorno gradual. No entanto, o craque fez seu primeiro gol após o retorno e deixou a noite histórica de vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio ainda mais especial.

O craque certamente fez com que os torcedores comemorassem mais o seu gol do que os anteriores. Isso porque o tento significa confiança para o craque e a Nação viu esperanças de voltar a contar com a lenda que fez história no clube. Para isso, Bruno se inspira em outro companheiro: Pedro, que também viveu tempos difíceis antes de voltar aos gramados.

Leia mais: Bruno Henrique desabafa após quebrar jejum de 428 dias

Ainda nos tempos de Fluminense, Pedro se lesionou em agosto de 2018, quando vivia seu melhor momento desde o início da curta carreira, sendo convocado para a Seleção e marcando um gol atrás do outro. No entanto, teve que operar o joelho e ficar oito meses longe dos serviços. Pedro só voltou a jogar em abril de 2019 e a situação é parecida com a de Bruno Henrique.

O momento complicado não serviu para tirar Pedro do eixo e o craque segue brocando com a camisa do Flamengo. É um caso inspirador para jogadores que tenham que ficar de fora por tanto tempo, como Bruno Henrique, por exemplo. Mas outros fatores envolvendo o camisa 9 podem fazer com que BH queira correr atrás do tempo perdido.

Pedro deixou Bruno Henrique para trás no Flamengo

O camisa 9 se destacou muito em 2022 e balançou tanto as redes que ultrapassou Bruno Henrique na artilharia do século pelo Flamengo, chegando ao segundo lugar, atrás somente de Gabigol. Bruno chegou aos 80 gols pelo Mais Querido ao marcar de cabeça contra o Grêmio, mas Pedro soma 93 gols. Os dois marcaram na vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio, mas o camisa 27 vai precisar marcar muito mais se quiser retomar o posto.

Além disso, nesse intervalo de tempo, Bruno Henrique também viu o Flamengo conquistar uma Libertadores com um novo rei da América: Pedro. BH ficou com a eleição em 2019, no bicampeonato do Mengão no torneio, mas em novo título em 2022, foi a vez do ex-Fluminense ficar com a honraria.

Pedro ainda foi convocado para a Copa do Mundo de 2022. Certamente, com o futebol que vinha jogando, Bruno Henrique podia sonhar com uma vaga, mas a lesão afastou seu nome de qualquer possibilidade de ida ao Catar.

Apesar do momento favorável a Pedro, Gabigol já demonstrou que quer reeditar a antiga parceria que deu tão certo no Mais Querido. O camisa 10 fez a clássica comemoração da dupla, imitando a ‘fusão’ do desenho japonês Dragon Ball Z.

Pedro e Bruno Henrique tiveram lesões diferentes

Apesar de algumas similaridades na situação, sobretudo o tempo de recuperação, os jogadores não tiveram a mesma lesão. A de Bruno foi ligeiramente mais grave. O fisioterapeuta Hector Pelerano, consultado pelo MRN, explicou as diferenças.

“Pedro teve, na época, um estiramento no ligamento cruzado anterior. O Bruno Henrique teve ruptura de alguns ligamentos, não só o cruzamento anterior. Por isso que é uma lesão multiligamentar. Pedro não teve ruptura. Porém, tentou um tratamento conservador por umas três semanas, mas viu que não teria evolução. Depois de nova reavaliação dos médicos da época, ele teve que fazer a cirurgia”, iniciou.

Em seguida, Hector dá mais detalhes sobre os ligamentos. “A função do ligamento é dar estabilidade para a articulação. Quando o ligamento é estirado, às vezes mesmo com ele estirado ou rompido parcialmente, pode ser suficiente para a articulação para ele se manter estável. Mas foi analisado que o tratamento conservador não seria suficiente para manter essa estabilidade”, explicou sobre a lesão de Pedro.

Em seguida, afirmou: “Foram lesões diferentes. O Bruno Henrique teve uma ruptura direta em cima dos ligamentos, enquanto o Pedro teve o estiramento.