'Reconsideração' será fundamental para Tite planejar 2024

07/12/2023, 11:19
Atualizado: 07/12/2023
Tite em jogo do Flamengo; treinador defendeu escalação de Gerson, Pulgar, Arrascaeta e De La Cruz após empate com o Vasco

A temporada do Flamengo chegou ao fim nesta quarta-feira (6), e o técnico Tite já começa a pensar os planos para 2024. Antes com a ideia de voltar a trabalhar apenas no próximo ano, o treinador destaca a importância da mudança de decisão para buscar a classificação na Libertadores e também conhecer o elenco para o planejamento.

“Fiz uma reconsideração profissional chegando no final do ano. Eu disse que ia trabalhar somente no outro ano, mas entendi que o projeto do Flamengo, e esses dois meses seriam muito importantes a partir do momento em que o Flamengo colocou importância, e eu e a comissão técnica também entendíamos que seria importante. Seria muito mais fácil pegar no início do ano e não pegar a responsabilidade de uma classificação. Buscamos conjuntamente a qualidade do Flamengo, a torcida, a classificação e também isso ia nos proporcionar uma oportunidade importante aos atletas”, disse Tite.

Leia mais: Tite se enfurece contra realidade do futebol brasileiro

O treinador entende que o tempo foi importante não só para sua comissão conhecer o elenco, mas também os jogadores se acostumarem com a metodologia. Assim, a equipe vai dar continuidade ao trabalho desde o primeiro dia de pré-temporada de 2024 e não começar um novo processo do zero.

“Talvez, com exceção dos goleiros, que é muito duro ser goleiro, ser solidário sendo goleiro. Está sempre substituindo cinco atletas por jogo e nunca é goleiro. Com ressalva em relação a eles acredito que muito poucos atletas não foram utilizados. Encontrar esse mecanismo e agora com esse processo avançado fica mais fácil. Claro que a gente trabalhou e os atletas já sabem qual a nossa metodologia, como a gente pensa, é uma equipe que gosta de marcar alto e compacta em relação a bola. Ela não é reativa, não gosto assim. O Flamengo por DNA é assim. Nesse aspecto ele te avança passo para planejar agora.”

Tite usou 25 jogadores do elenco profissional do Flamengo em 12 jogos. As oportunidades a atletas que estavam sendo pouco utilizados renderam mudanças na equipe logo nos primeiros confrontos, com as titularidades de Cebolinha e Luiz Araújo. Os únicos jogadores que não entraram em campo com o comandante foram os goleiros Matheus Cunha e Santos.

Tite vai se reunir com a diretoria do Flamengo para planejar 2024

Tite deu sinais que já identificou algumas carências no elenco do Flamengo ao longo dos jogos, como a lateral direita por exemplo. O treinador utilizou os três jogadores do elenco para a função, Matheuzinho, Wesley e Varela, mas os atletas não conseguem ter atuações consistentes.

Adenor terá uma reunião com os dirigentes do Flamengo, prevista para esta sexta-feira (8), e começará as conversas visando 2024. A ideia da diretoria é que o treinador tenha papel decisivo na indicação de posições que precisam de reforços, assim como em renovações e saídas de atletas.


Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.