Recital de Adriano Imperador fez Flamengo afundar Fluminense na lanterna em 2009

23/06/2024, 11:53
Adriano Imperador de braços abertos celebrando atuação sobre o Fluminense, no Brasileiro de 2009

Neste domingo (23), Flamengo e Fluminense vão se enfrentar em jogo válido pela 11ª rodada do Brasileirão, onde o Mengo é líder da tabela, e o tricolor amarga a lanterna. Nesse cenário, o Mundo Bola relembra um clássico da edição de 2009, que teve show de Adriano Imperador para o triunfo do Fla.

O ano era 2009, e o Flamengo não conquista o título do Brasileirão há 17 anos. O clássico foi disputado no dia 4 de outubro, pouco mais de dois meses após Andrade assumir o comando técnico do Rubro-Negro. Na partida em questão, o Mengo vinha de uma sequência invicta de cinco partidas.

Palpites Fluminense x Flamengo: placar, gols e candidato a brilhar

Andrade, que era auxiliar técnico do Flamengo, assumiu o time após a demissão de Cuca (em julho). O técnico interino conseguiu arrumar a casa e fez o Rubro-Negro evoluir nas atuações. Cuca, por sua vez, assinou com o Fluminense na tentativa de livrar o tricolor do rebaixamento, e reencontrou o antigo clube no clássico.

Na partida em questão, Adriano Imperador viu sua estrela brilhar. O atacante colocou a partida debaixo do braço e deixou o Fluminense na roda, marcando os dois gols da vitória do Mengão: 2 a 0. Os gols de Didico foram os de número 14 e 15, e ele terminou o Brasileirão como artilheiro do torneio, com 19 tentos. Veja os melhores momentos de Didico no clássico:

A reta final do Brasileiro 2009

Ao final do Fla-Flu, válido pela 27ª rodada do Brasileirão, o Mengo chegou aos 43 pontos e se manteve na sexta posição na tabela, enquanto o Fluminense foi aos 21 pontos e não conseguiu sair da lanterna do campeonato.

O Brasileirão continuou, o Flamengo foi se reerguendo e chegando de mansinho. Na penúltima rodada do torneio, o Mengão venceu o Corinthians por 2 a 0 e assumiu a liderança da tabela. Foi também na 37ª jornada que o Fluminense escapou do Z-4 e conseguiu, aos trancos e barrancos, permanecer na série A.

O Flamengo conquistou o título de campeão na última rodada, em jogo contra o Grêmio. O Mengo venceu a partida por 2 a 1, e o gol do troféu foi de Ronaldo Angelim, após escanteio cobrado por Petkovic. A ena emblemática levou à loucura os quase 85 mil torcedores marcaram presença no Maracanã – o recorde de público daquela edição do torneio.

17 anos depois, o Flamengo voltava ao topo do Brasil e conquistava o hexacampeonato de sua história. Hoje, 15 anos desde o Fla-Flu com show de Adriano Imperador, as equipes se preparam para disputar um clássico entre os extremos da tabela: liderança e lanterna.

O Flamengo, com 21 pontos em dez jogos, é o líder do torneio e busca a vitória para se manter no topo da competição. O Fluminense, com seis pontos em dez partidas, amarga a última posição e vive clima de protesto antes do clássico.

A bola vai rolar para Flamengo e Fluminense neste domingo (23), no Maracanã, às 16h (horário de Brasília). A partida terá transmissão da Rede Globo, em tv aberta, e no Premiere, pelo pay-per-view.


Partilha