Rebeca e mais 3 do Flamengo conquistam prata inédita para o Brasil no Mundial de Ginástica

04/10/2023, 18:08
Rebeca e mais 3 do Flamengo conquistam prata inédita para o Brasil no Mundial de Ginástica

O Brasil conquistou um feito inédito, nesta quarta-feira (4), na Ginástica Artística com a prata por equipes femininas em um Mundial. As atletas do Flamengo Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira deram um show na final da Antuérpia, na Bélgica. A Seleção Brasileira, assim, ficou atrás apenas da potência Estados Unidos, comandados pela icônica Simone Biles.

Leia mais: Destaques do Flamengo são convocados para período de treinos com Seleção Sub-23

No ano passado, o Brasil, que tinha Rebeca Andrade e Flávia Saraiva, quase conseguiu a medalha de bronze, por menos de um ponto, no Mundial de Liverpool. Com o reforço da experiente Jade Barbosa e recém classificação para os Jogos Olímpicos de 2024, as meninas da ginástica brasileira chegaram com status e fizeram história na Bélgica.

Aos 32 anos, a rubro-negra Jade Barbosa, desse modo, voltou ao pódio de um Mundial depois de 13 anos para receber sua terceira medalha, antes tinha apenas dois bronzes. Já Rebeca chegou a cinco medalhas em Mundiais. As joias Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Júlia Soares e a reserva Carolyne Pedro subiram pela primeira vez no pódio de uma grande competição da ginástica.

No geral, o Brasil somou 165,530 pontos, superando em mais de um ponto a marca da classificatória (164,297). As campeãs pelo Estados Unidos ficaram com 167,729 pontos graças a uma grande noite de Simone Biles. A França, medalhista de bronze, ficou 164,064.

Jade Barbosa celebra prata no Mundial de Ginástica Artística

“É o trabalho de muitas pessoas. Uma lista gigante. Hoje firmamos a escola de ginástica do Brasil. Fizemos incríveis escolhas. Estamos tão felizes. Mostramos que nosso trabalho está no caminho certo. A gente imaginava terceiro, que podíamos, mas a segunda posição é muito melhor”, disse Jade ao SporTV.

Rebeca Andrade pode ganhar mais 4 medalhas no Mundial

Após a inédita prata por equipes, Rebeca Andrade voltará a disputar para brigar por até mais quatro medalhas no Mundial. Isso porque, na sexta-feira, às 14h30, a atleta do Flamengo estará na decisão do individual geral. No sábado, está na final do salto, aparelho em que é a atual campeã olímpica. Por fim, no domingo, está na decisão da trave e do solo.

Além da Rebeca Andrade, o Flamengo pode empilhar outras medalhas através de Diogo Soares e Flávia Saraiva. Nesta quinta-feira, às 14h30, Diogo disputa a final do individual geral masculino. Na sexta-feira, às 14h30, junto com Rebeca, a Flavinha está na decisão do individual geral. No domingo, a ginasta está na final do solo.


Partilha
Fellipe Perdigão
Autor

Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!