Rebeca e mais 3 do Flamengo conquistam prata inédita para o Brasil no Mundial de Ginástica
O Brasil conquistou um feito inédito, nesta quarta-feira (4), na Ginástica Artística com a prata por equipes femininas em um Mundial. As atletas do Flamengo Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira deram um show na final da Antuérpia, na Bélgica. A Seleção Brasileira, assim, ficou atrás apenas da potência Estados Unidos, comandados pela icônica Simone Biles.
Leia mais: Destaques do Flamengo são convocados para período de treinos com Seleção Sub-23
No ano passado, o Brasil, que tinha Rebeca Andrade e Flávia Saraiva, quase conseguiu a medalha de bronze, por menos de um ponto, no Mundial de Liverpool. Com o reforço da experiente Jade Barbosa e recém classificação para os Jogos Olímpicos de 2024, as meninas da ginástica brasileira chegaram com status e fizeram história na Bélgica.
Aos 32 anos, a rubro-negra Jade Barbosa, desse modo, voltou ao pódio de um Mundial depois de 13 anos para receber sua terceira medalha, antes tinha apenas dois bronzes. Já Rebeca chegou a cinco medalhas em Mundiais. As joias Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Júlia Soares e a reserva Carolyne Pedro subiram pela primeira vez no pódio de uma grande competição da ginástica.
No geral, o Brasil somou 165,530 pontos, superando em mais de um ponto a marca da classificatória (164,297). As campeãs pelo Estados Unidos ficaram com 167,729 pontos graças a uma grande noite de Simone Biles. A França, medalhista de bronze, ficou 164,064.
Jade Barbosa celebra prata no Mundial de Ginástica Artística
“É o trabalho de muitas pessoas. Uma lista gigante. Hoje firmamos a escola de ginástica do Brasil. Fizemos incríveis escolhas. Estamos tão felizes. Mostramos que nosso trabalho está no caminho certo. A gente imaginava terceiro, que podíamos, mas a segunda posição é muito melhor”, disse Jade ao SporTV.
Rebeca Andrade pode ganhar mais 4 medalhas no Mundial
Após a inédita prata por equipes, Rebeca Andrade voltará a disputar para brigar por até mais quatro medalhas no Mundial. Isso porque, na sexta-feira, às 14h30, a atleta do Flamengo estará na decisão do individual geral. No sábado, está na final do salto, aparelho em que é a atual campeã olímpica. Por fim, no domingo, está na decisão da trave e do solo.
Além da Rebeca Andrade, o Flamengo pode empilhar outras medalhas através de Diogo Soares e Flávia Saraiva. Nesta quinta-feira, às 14h30, Diogo disputa a final do individual geral masculino. Na sexta-feira, às 14h30, junto com Rebeca, a Flavinha está na decisão do individual geral. No domingo, a ginasta está na final do solo.
Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!