Rebeca Andrade celebra renovação com Flamengo: 'Minha segunda casa'
Nesta quinta-feira (5), o Flamengo anunciou a renovação de contrato de Rebeca Andrade por mais quatro anos. A maior medalhista olímpica brasileira de todos os tempos assinou vínculo até 2028 com o Mais Querido, anos dos Jogos de Los Angeles e quando a atleta completará 17 anos de clube. Ela concedeu entrevista para comentar a extensão do contrato.
"O Flamengo é minha segunda casa. O lugar onde eu consegui moldar a atleta que eu sou. É muito bom continuar aqui, com esse respeito, esse reconhecimento e toda a ajuda que eu precisar para ter um futuro brilhante. Seguindo com as minhas conquistas, meus objetivos e podendo ser inspiração para essa geração que está chegando agora. Vir aqui no clube e receber o carinho do pessoal não só da ginástica é muito legal. É uma honra estar aqui e assinar esse contrato", disse Rebeca.
➕ Flamengo é tetracampeão brasileiro de Ginástica Artística
No Flamengo desde 2011, Rebeca Andrade construiu sua carreira como maior ginasta brasileira de todos os tempos representando o Manto Sagrado. Ela possui seis medalhas olímpicas (2 ouros, 3 pratas e 1 bronze), nove medalhas mundiais (3 ouros, 4 pratas e 2 bronzes), quatro pódios em Jogos Pan-Americanos, 19 medalhas em etapas de Copa do Mundo e mais de 19 medalhas pelo Flamengo em torneios nacionais.
A atleta comentou sobre o que mudou no clube desde que ela chegou até hoje e elogiou a evolução na relação dos treinadores com atletas.
"O Flamengo está muito diferente de quando eu cheguei, mas o principal é que hoje os treinadores escutam mais os atletas. A gente tem todo o suporte da parte física, saúde e tudo mais. Mas a mudança que os treinadores tiveram com os atletas foi bem importante, e ver que essa geração está tendo isso tão cedo é excelente. Eu tenho uma relação com Chico que é excelente, ele está comigo desde os meus seis anos de idade. Essa ginasta que eu sou hoje, que tantas pessoas admiram, é do diálogo e da segurança que a gente tem de poder falar sobre tudo. Nossos problemas e vivências. O que mais mudou foi isso, porém, do suporte que a gente precisa essa geração tem tudo do bom e do melhor", finalizou.
Rebeca Andrade projeta ciclo olímpico para Los Angeles
A ginasta também foi questionada sobre o que planeja para o próximo ciclo olímpico. Ela destaca que ainda precisa conversar com Chico, seu treinador, para definir se fará mudanças em suas sérias, o que acredita que acontecerá. Contudo, se antes indicou dúvidas sobre a continuidade no esporte, agora se mostra focada em conseguir mais conquistas.
"Quero estar feliz e saudável. Se não estiver feliz ou saudável eu não continuar. Amo meu esporte, minha rotina de atleta. Mesmo com cansaço, dificuldades e todas as cirurgias que aconteceram ao longo dos anos. Entendo que faz parte da vida do atleta de alto rendimento. Mas o que me faz voltar é saber que as pessoas que estão do meu lado não se preocupavam só com a Rebeca atleta, a pessoa sempre estava acima Isso que me faz acordar todos os dias. Eu tenho todas as conquistas que gostaria, muito grata por tudo que tenho, orgulho da minha carreira. Mas sinto que ainda quero estar aqui, estar junto com a equipe e ter mais conquistas mesmo já tendo conquistado tudo. Essa é a Rebeca que vocês vão continuar tendo: a que dá 110% para orgulhar não só ela, mas todo um país e a Nação."
Após brilhar em Paris, a ginasta anunciou que não pretende mais competir no solo. O aparelho exige muito dos joelhos, e Rebeca já passou por três cirurgias no local. Isso resulta também em não disputar o individual geral nos torneios. Ela tem uma medalha de ouro no solo e duas de prata do individual geral em Olimpíadas.
Saiba onde assistir ao sorteio do Mundial de Clubes de 2025 📺#BoletimMB #Flamengo #FlaMundoBola pic.twitter.com/03WmKektao
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) December 5, 2024
Matéria em atualização
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.