Rebaixado, Athletico-PR prepara barca que pode interessar o Flamengo
O Athletico-PR planeja uma reformulação em seu elenco para 2025, por conta do rebaixamento para a Série B. Com um grupo de jogadores considerado caro, manter alguns nomes pode ser inviável e vendas serão inevitáveis. Assim, o Flamengo pode ficar de olho em algumas peças.
Os principais jogadores dessa "barca" do Athletico-PR devem ser os estrangeiros, que custam caro e tem muito mercado no futebol brasileiro. Dessa forma, veja alguns nomes que poderiam agregar para o Flamengo como oportunidade de mercado em 2025:
➕ Mauro Naves reprova chegada de David Luiz ao Corinthians
Mateo Gamarra
Zagueiro paraguaio de 24 anos, foi titular absoluto do Athletico-PR nessa temporada. Apesar da péssima campanha que culminou no rebaixamento do clube, o defensor foi um dos poucos destaques do setor e deve ser um dos negociados pelo clube.
Jogador que esteve em campo na eliminação do Flamengo na Libertadores de 2023, sendo titular do Olimpia, Gamarra chegou custando pouco mais de 3 milhões de euros ao clube paranaense e agora está avaliado em 2 milhões de euros segundo o Transfermarkt, podendo sair ainda mais barato.
Apesar de ser uma posição que o Flamengo está confortável, com Léo Ortiz e Léo Pereira titulares absolutos, uma saída de David Luiz e Fabricio Bruno em 2025 pode abrir vaga para uma peça de reposição necessária.
Lucas Esquivel
Lateral-esquerdo argentino de apenas 23 anos, Esquivel foi talvez o destaque do Athletico-PR em meio a uma campanha pífia no Brasileirão.
Muito rápido e ofensivo, o argentino somou nove assistências na temporada, sendo um dos líderes do plantel no quesito no ano.
O jogador chegou do Union Santa Fé, da Argentina, em julho de 2023 ao futebol brasileiro. Hoje avaliado em 3,5 milhões de euros (22 milhões de reais), pode ser que saia mais barato por conta da necessidade de venda do Athletico-PR.
Leo Godoy
Lateral-direito argentino mais rodado, com passagem de destaque no Estudiantes, da argentina, não teve uma temporada de grandes apresentações em 2024, caindo de rendimento assim como o Athletico-PR como um todo. Porém, é um jogador de muita qualidade, somando força física e raça com presença no campo de ataque.
Segundo o Transfermarkt, o Godoy está avaliado em 3,5 milhões de euros.
Zapelli
Um nome mais dificil tendo em vista sua qualidade e a concorrencia que o Fla poderia encontrar de times do Brasil e Europa, Zapelli é o 10 do Athletico-PR, sendo talvez o jogador de mais talento.
Meia de criação, mas que pode atuar também nas beiradas, se destaca pela visão de jogo, qualidade técnica e chutes de média/longa distância.
Contratado em 2023 junto ao Belgrano, Zapelli está avaliado em 5 milhões de euros segundo o Transfermarkt. Nessa temporada o argentino distribuiu 11 assistências e balançou as redes cinco vezes.
Canobbio
Assim como Zapelli, outro jogador que deve ser o grande alvo do mercado no Athletico-PR, é Canobbio. Atacante uruguaio muitas vezes titular de sua seleção, junto de Arrascaeta, De La Cruz e Varela, o atleta de 26 anos já teve seu nome vinculado a Internacional e Palmeiras, embora seu destino deva ser a Europa.
Apesar de avaliado em 4,5 milhões de euros segundo o Transfermarkt, a ideia do Athletico seria negociar Canobbio por no mínimo 10 milhões de euros, ou seja, mais de 80 milhões de reais.
Em 2024, Canobbio disputou 48 jogos, com nove gols e sete assistências.
Tomas Cuello
Mais um jovem argentino no elenco do Athletico-PR, Thomas Cuello é outro que deve ser bastante procurado pelo mercado nacional e internacional.
Ponta de muita habilidade, que tem como características cortar para o meio e infiltrar na defesa adversária com dribles, ou passes para os companheiros, Cuello chegaria ao Flamengo como uma alternativa na ausência de Cebolinha e Bruno Henrique.
Gonzalo Mastriani
Centroavante uruguaio que ganhou destaque após temporada goleadora pelo América-MG em 2023, Mastriani não jogou muito no Athletico-PR esse ano, mas sempre que esteve em campo mostrou serviço.
Foram 16 gols no ano, sendo que na Sul-Americana, onde foi titular, balançou as redes sete vezes em 12 jogos.
Com a saída de Gabigol e a lesão de Pedro, o Flamengo tem como principal meta a contratação de centroavante. Dessa forma, Mastriani podia surgir como uma ótima oportunidade de mercado, avaliado em 2 milhões de euros (12,5 milhões de reais) segundo o Transfermarkt.